Outubro é mês de Biodiversidade! 🌊

Outubro é mês das crianças, dos mestres e aqui no AquaRio também é mês da biodiversidade!

A nossa programação possui conteúdos exclusivos sobre a biodiversidade marinha e conservação, show né? E, para cumprir essa missão, contaremos com a ajuda dos nossos parceiros do Projeto Aruanã, Projeto Baleia Jubarte, Instituto Boto Cinza, Projeto Coral-Sol (BrBio), Instituto Meros do Brasil e Projeto Tamar. 

Assim, quem visitar o AquaRio no mês de outubro poderá participar de diferentes atividades de divulgação científica e educação ambiental, e descobrir informações preciosas sobre a biodiversidade marinha e as atuais estratégias para a sua conservação! Isso tudo acontece a partir de várias ações como bate-papos, exibição de vídeos, show de música, atividades educativas interativas, exposições, teatro infantil, oficinas etc.

Quer conferir a programação completa? 👆


Projeto Aruanã

Aruanã

Tomando CiênciaBiologia e Conservação de Tartarugas Marinhas – Desafios com a Dra. em Biologia Marinha com especialidade em tartarugas marinhas Suzana Guimarães, que  tem experiência em estudo de comunidades, ecologia de populações, pesca artesanal e industrial, e Sistema de Informações Geográficas (SIG). Atualmente conduz o Projeto Aruanã e coordena o Programa de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos.

📆 Quando? Dia 06/10/2018, às 18h.
 O evento acontece no nosso lobby e é gratuito.

AquaTalksA incrível jornada de vida das tartarugas marinhas e seus desafios pelos mares, com a Dra. Suzana Guimarães, que nessa apresentação nos trará informações sobre as espécies de tartarugas marinhas existentes no mundo, seu ciclo de vida, suas principais características e as ameaças que sofrem atualmente. Além disso, discutiremos de que forma podemos, em nosso dia a dia, ajudar a preservar as tartarugas marinhas e o meio ambiente em que vivem.

📆 Quando? 07/10/2018, às 16h.
  O evento acontece no nosso anfiteatro e, por isso, é necessária a compra do ingresso para o circuito de visitação.  Que tal garantir desde já?! Clique aqui

#EducaAquaRioEntrando no mundo das tartarugas marinhas, descobrindo o trabalho científico realizado com as tartarugas marinhas e também a problemática do lixo no ambiente marinho. Além disso, teremos a atividade do Biólogo, dinâmica em que o público entende como é feita a análise e avaliação de uma tartaruga marinha durante estudos realizados em campo.

📆 Quando? Durante todos os finais de semana de outubro, das 10 às 18h.
  O evento acontece na nossa Área de Exposição 2 e, por isso, é necessária a compra do ingresso para o circuito de visitação.  #PartiuAquaRio


 Projeto Baleia Jubarte

Baleia Jubarte

💬 Bate-papo interativo com a equipe do Projeto Baleia Jubarte.

📆 Quando? Durante todos os finais de semana de outubro, das 10 às 17h.
 O evento acontece na nossa Área de Exposição 1 e é gratuito.

Tomando CiênciaBaleias e a Humanidade – O papel dos Grandes Cetáceos na defesa da Vida na Terra, com José Truda Pallazo Jr., Coordenador de Desenvolvimento Institucional do Instituto Baleia Jubarte, fundador do Projeto Baleia Franca e representante do Brasil junto à Comissão Internacional da Baleia durante duas décadas. Ele irá abordar como, em pleno século XXI, alguns países ainda permitem a caça de baleias e lança o questionamento: o que isso tem  a ver com a vida da maioria dos brasileiros, ou das pessoas de qualquer país? Além disso, será revelado o histórico dessa matança, a luta pelo seu fim e as pesquisas científicas recentes sobre o papel dos grandes cetáceos nos oceanos.

📆 Quando? Dia 06/10/2018, às 18h.
 O evento acontece no nosso lobby e é gratuito.


 Instituto Boto Cinza

Boto Cinza

💬 Bate-papo interativo com a equipe do Instituto Boto Cinza

📆 Quando? 06, 13, 14, 20, 27 e 28/10/2018, das 10 às 17h.
 O evento acontece na nossa Área de Exposição 1 e é gratuito.

Tomando Ciência: Poluição e os animais marinhos, com a Dra. Larissa Schmauder Teixeira da Cunha que nesta edição do evento vai nos contar um pouco mais sobre como as aves e os mamíferos marinhos estão expostos a elevados níveis de substâncias tóxicas persistentes, estando sujeitos aos seus efeitos deletérios. Por serem predadores de elevado nível trófico, esses animais acumulam e concentram os poluentes presentes no ambiente, e esses poluentes são transferidos para seus filhotes.

📆 Quando? Dia 27/10/2018, às 18h.
 O evento acontece no circuito expositivo, em frente ao Grande Painel do Tanque Oceânico.

AquaTalksOs mamíferos marinhos e a poluição, com o Doutorando em Ciências Biológicas pela UFRJ Dhoone Menezes Souza. Com sua experiência na área de Oceanografia Biológica e Química e Toxicologia Ambiental, vai nos contar um pouco mais sobre as consequências da poluição no ecossistema marinho e, principalmente, nos mamíferos que lá vivem. 

📆 Quando? Dia 14/10/2018, às 16h.
  O evento acontece no nosso anfiteatro e, por isso, é necessária a compra do ingresso para o circuito de visitação.  #VemProAquaRio


Projeto Coral-Sol (BrBio)

BRBIO

💬 Bate-papo interativo com a equipe do Projeto Coral-Sol (BrBio)

📆 Quando? Dias 20, 21, 25, 26, 27 e 28/10/2018, das 10 às 17h.
O evento acontece na nossa Área de Exposição 1 e é gratuito.

Tomando Ciência: levantando a seguinte questão: por que conservar a biodiversidade da Região dos Lagos?, com a PhD em Ecologia Simone Oigman, que vai abordar a importância ambiental desta região para garantir os serviços e bens que nos oferece, e como precisamos conservar a biodiversidade deste local.

📆 Quando? Dia 27/10/2018, às 18h.
 O evento acontece no nosso lobby e é gratuito.

AquaTalksO que a bioinvasão e a poluição têm em comum? com a Dr. em Ecologia Fernanda Casares, que vai contar um pouco mais sobre a poluição biológica e como ela vem afetando a biodiversidade e comprometendo a qualidade dos ecossistemas marinhos e os bens e serviços que eles nos oferecem.

📆 Quando? Dia 28/10/2018, às 16h.
  O evento acontece no nosso anfiteatro e, por isso, é necessária a compra do ingresso para o circuito de visitação.  Que tal garantir desde já?! Clique aqui!

#EducaAquaRio: O Coral-Sol invade o AquaRio! Serão realizadas diversas atividades lúdicas relacionadas à temática da bio-invasão do coral-sol.

📆 Quando? Dias 25, 26, 27 e 28/10/2018, das 10 às 18h.
  O evento acontece na nossa Área de Exposição 2 e, por isso, é necessária a compra do ingresso para o circuito de visitação. #PartiuAquaRio

Teatro infantil no Anfiteatro:  A Viagem do Coral-Sol: o que é um coral? Quem é o coral-sol? E por que temos que nos preocupar com a sua chegada em águas brasileiras? A Viagem do Coral-sol vai fazer você mergulhar nessa história e conhecer mais sobre esse coral invasor, que veio lá do Pacífico! Venha ver essa divertida contação de histórias com o Grupo de Teatro Mimos Brasil.

📆 Quando? 27 e 28/10/2018, às 15h.
  O evento acontece no nosso anfiteatro e, por isso, é necessária a compra do ingresso para o circuito de visitação. Que tal garantir desde já?! #VemProAquaRio


Instituto Meros do Brasil

Meros do Brasil

💬 Bate-papo interativo com a equipe do Instituto Meros do Brasil

📆 Quando? Durante todos os finais de semana de outubro, das 10 às 17h.
 O evento acontece no estande do Instituto na nossa Área de Exposição 1 e é gratuito.

Tomando CiênciaEstratégia de conservação para uma espécie criticamente ameaçada, com a Dra. em Biologia Marinha e Ambiente Costeiro Maíra Borgonha. No evento, serão abordadas as principais estratégias utilizadas para buscar conhecimento e proteger os meros.

📆 Quando? 06/10/2018, às 18h.
 O evento acontece no nosso lobby e é gratuito.

AquaTalksAquicultura como ferramenta de conservação da biodiversidade marinha, com o Dr. em Oceanografia Ambiental Jonas Leite. Nesse bate-papo será abordado como a aquicultura marinha vem sendo considerada uma importante ferramenta na conservação de espécies ameaçadas de extinção, tanto oferecendo organismos cultivados para suprir a demanda do mercado, como gerando dados para o banco genético dessas espécies.

📆 Quando? 07/10/2018, às 12h.
  O evento acontece no nosso anfiteatro e, por isso, é necessária a compra do ingresso para o circuito de visitação.  Que tal garantir desde já?! Clique aqui!

#EducaAquaRio: Nadando com o mero é uma oficina de pintura em que as crianças dão cor ao Mero e descobrem um peixinho bastante especial. 

📆 Quando? Durante todos os finais de semana de outubro, das 10 às 18h.
 O evento acontece na nossa Área de Exposição 2 e, por isso, é necessária a compra do ingresso para o circuito de visitação.  Que tal garantir desde já?! #PartiuAquaRio!


Projeto Tamar

Tamar

💬 Bate-papo interativo com a equipe do Projeto Tamar

📆 Quando? Durante todos os finais de semana de outubro, das 10 às 17h.
 O evento acontece no estande do Projeto na nossa Área de Exposição 1 e é gratuito.

Tomando Ciência é um evento que tem como objetivo promover debates entre público e cientistas, num clima descontraído os assuntos de interesse da sociedade são esclarecidos pelos maiores pesquisadores e ativistas do Brasil. Nesta edição contaremos com os parceiros:

BrBio (Instituto Brasileiro de Biodiversidade) levantando a seguinte questão: por que conservar a biodiversidade da Região dos Lagos?, com a PhD em Ecologia Simone Oigman, que vai abordar a importância ambiental desta região para garantir os serviços e bens que nos oferece, e como precisamos conservar a biodiversidade deste local.

Instituto Boto Cinza trazendo dados surpreendentes sobre Poluição e os animais marinhos, a Dra. Larissa Schmauder Teixeira da Cunha nos contará sobre como as aves e os mamíferos marinhos estão expostos a elevados níveis de substâncias tóxicas persistentes, estando sujeitos aos seus efeitos deletérios. Por serem predadores de elevado nível trófico, esses animais acumulam e concentram os poluentes presentes no ambiente, e esses poluentes são transferidos para seus filhotes.

Projeto Tamar participando de forma bastante diferente através da música, realizando um encerramento incrível da nossa super programação do mês da biodiversidade com o show da cantora Mariá Pinkusfeld, do The Voice Brasil!


 
O evento acontece no nosso circuito expositivo em frente ao Grande Painel do Tanque Oceânico e, por isso, é necessária a compra do ingresso para o circuito de visitação.

Você não pode perder! E, para garantir seu ingresso, é muito fácil! Basta clicar aqui 👈