Tem raia bebê no AquaRio

Gente, para tudo, temos uma notícia i-n-c-r-í-v-e-l para os amantes da vida marinha. Se liga 👇

Nasceu o primeiro filhote de Raia Ticonha (Rhinoptera bonasus) reproduzido integralmente no nosso Grande Tanque Oceânico! Em uma inspeção diária, Matheus Félix e Tiê Ferreira, biólogos e responsáveis pelo manejo dos animais, perceberam a filhote  – sim, é uma fêmea 😍 – e se surpreenderam com ela nadando pelo tanque, logo mergulharam para retirá-la e levá-la para a quarentena.

Marcelo Szpilman, diretor-presidente do AquaRio, nos contou sobre a importância do nascimento para a conservação da vida marinha:

“Um feito considerável, por se tratar de espécie em risco de extinção, que se soma à reprodução completa no AquaRio de outras 3 espécies de raia também ameaçadas (prego, borboleta e viola). O que, mais uma vez, corrobora a Certificação de Bem-Estar Animal do AquaRio e seu foco em Educação, Pesquisa e Conservação”.

A gestação dessa espécie dura em torno de 12 meses e pode ser percebida pelo tamanho da barriga do animal. Nossa veterinária, Daniela Lutfi, responsável por acompanhar o processo de quarentena dos animais no AquaRio, conta que Duda, nome dado à filhote em homenagem a filha de Marcelo Szpilman, nasceu saudável, com 38 cm pesando 800 gramas. “Duda vai ficar na quarentena até chegar a um tamanho ideal até que possa ser colocada novamente no tanque de onde veio. Enquanto isso, ela vai ser condicionada para receber a alimentação dos tratadores”.

Sua primeira casa depois da quarentena será o Tanque de Toque e você poderá olhá-la bem de pertinho, depois, ela vai chegar ao Tanque Oceânico para ficar junto com todos as outras espécies!

Quer acompanhar o crescimento da Duda?! Clique aqui e #VemproAquaRio😉