Amigos até debaixo d’água!

Todo mundo tem aquele amigo que não abre mão por nada, não é mesmo? É um vínculo tão forte e importante que, no dia 20 de julho, é comemorado o Dia Internacional da Amizade ou, melhor dizendo, o Dia do Amigo. O mais incrível é que esses laços de amizade se estendem, também, para as espécies marinhas que, por meio de interações, se tornam dependentes entre si!

E como rola essa amizade nos oceanos?

Existem espécies que interagem mutuamente para que possam sobreviver. Isso acontece por meio de relações simbióticas, que são relações ecológicas. Uma delas é chamada de mutualismo, que é quando duas espécies diferentes interagem entre si, trazendo benefícios vitais para ambas. Aqui, no AquaRio, temos como exemplo a associação entre o peixe-palhaço e as anêmonas. Enquanto o peixe se protege nos tentáculos da anêmona, ela se alimenta dos restos de comida deixados por ele. Impressionante!

As anêmonas também proporcionam uma outra relação chamada protocooperação com o caranguejo-eremita, quando o caranguejo se protege abaixo dos tentáculos dela e ela também se alimenta dos restos deixados por ele, porém, neste caso, ambos podem viver separadamente sem problema algum.

Amigos incríveis no mar!

Uma outra relação muito conhecida é a do inquilinismo, que ocorre quando uma espécie se beneficia da presença de outra, sem trazer nenhum dano a mesma, como no caso dos tubarões e das rêmoras. Um outro fenômeno visto é que muitos peixes são conhecidos por nadarem em grupo e a isso damos o nome de cardume. Esse comportamento pode ser visto em diversas espécies, porém os objetivos podem ser beeeeem diferentes. Peixes pequenos, como as sardinhas e o chicharros, podem nadar em cardume para se proteger de seus predadores, enquanto que animais maiores, como os tubarões, nadam em cardume para caçar e acasalar. Em ambos os casos, eles utilizam a chamada “linha lateral” para sentir vibrações e mudança de pressão na água em torno deles, uma habilidade incrível que os permite nadar juntos na mesma direção sem que “batam” uns nos outros.

Fantástico, não é mesmo?

Amizade é tudo! AquaRio é Friend of the Sea

O AquaRio possui o selo Friend of the Sea, que certifica instituições que promovem a sustentabilidade em diversas categorias. Aqui promovemos a conservação da vida marinha por meio da educação e na realização de pesquisas que contribuem para o enriquecimento ambiental. Assista o vídeo da nossa conquista!

Agora é com você!

Agora que você já sabe tudo sobre relações ecológicas, que tal conhecer mais de perto as espécies marinhas junto ao seu melhor amigo? Prepare-se, junte a galera e, nesse Dia do Amigo, venha passar uma tarde mais que especial no AquaRio, o maior aquário marinho da América do Sul! 

E aí, curtiu a ideia?

Então, garanta o seu ingresso clicando aqui. Estamos esperando vocês!