Quarentena no AquaRio: primeiros cuidados com os recém-chegados!

Você já se perguntou quais são os principais cuidados adotados com todos os animais que chegam ao AquaRio? O maior aquário da América do Sul, tendo sua atuação apoiada no tripé de conservação da biodiversidade marinha, pesquisa científica e educação ambiental, possui uma “rotina” para garantir o bem-estar animal, assim como a melhor experiência possível para a permanência desses lindos seres que estão sob os nossos cuidados!

Hoje, você irá aprender sobre a Quarentena, a primeira parada das espécies marinhas que chegam ao AquaRio! Aqui, esse setor tem uma tripla função. Vamos descobrir?

Primeira parada: conservação

Antes de serem colocados à exposição, os nosso amigos do mar passam por um trabalho de cuidado e preparação para termos a certeza de que estão prontos para se integrarem aos seus companheiros em nossos tanques. Isso é feito na Quarentena e realizado porque os animais têm origens diferentes! Alguns animais são resgatados de cativeiros, alguns são coletados e outros importados. Logo aí já conseguimos ver a primeira missão do AquaRio, que se dedica à conservação da vida marinha!

Na Quarentena, também são recebidos os corais que chegam ao AquaRio!
Curioso saber como é feito esse trabalho? Assista ao vídeo!

Por ter origens diferentes, alguns animais podem vir com patógenos e bactérias que podem ser prejudiciais aos outros seres que aqui vivem, contaminando os aquários de exposição. Por isso, na Quarentena, os animais são medicados e passam por uma “esterilização”, eliminando qualquer possível doença que esses seres marinhos possam ter.

Alimentação diferenciada

Na Quarentena, as espécies marinhas, também, se acostumam com a comida que é lhes é dada. Muitos deles nunca se alimentaram com a ração especial que é preparada e indicada pela equipe veterinária. A alimentação é suplementada com vitaminas e alho (isso mesmo, alho!), pois auxiliam no sistema imunológico dos peixes. Bacana, não é? 

Quer saber mais sobre a alimentação dos animais? Então, assista ao vídeo especial que preparamos:

Um berçário animal

O setor de Quarentena possui uma outra função que é de funcionar como um tipo de berçário. Nos 28 recintos espalhados em nosso circuito, os animais crescem e se reproduzem normalmente. Os filhotes, por sua vez, recebem um cuidado mais que especial. Estes são cuidados na quarentena para garantir que possam crescer saudavelmente. Posteriormente, estando todas as condições favoráveis para a sua vivência, são devolvidos aos tanques de exposição para se juntarem às outras espécies! Veja mais sobre esse incrível cuidado:

Pesquisas no AquaRio

Por fim, a Quarentena tem papel fundamental para as pesquisas que são realizadas no AquaRio. Ela funciona como base de apoio às pesquisas, sendo muitas delas experimentais. Por demandarem monitoramento e acompanhamento, elas não poderiam ser realizadas nos tanques de exposição! Na Quarentena, portanto, temos o espaço ideal para o desenvolvimento de investigações sobre a incrível vida marinha, resultando em propostas e soluções para problemas que possam impossibilitar a conservação dos mares.

Aqui, atualmente, são realizadas 26 pesquisas em parcerias com grandes instituições. Muitas dessas pesquisas já foram reconhecidas, até mesmo, internacionalmente! Um destaque é dado à pesquisa realizada em parceria com a UFRJ sobre o uso de probióticos para o combate ao branqueamento de corais, um problema relacionado ao aumento da temperatura nos oceanos.

Em 2019, a pesquisa ganhou o prêmio australiano “Out of the Blue Box”, oferecido pela Fundação Grande Barreira de Corais. Muito interessante, não é mesmo?
Clicando aqui, você pode ler mais sobre as pesquisas que são realizadas por aqui! Certamente, você irá se surpreender!

AquaRio e preservação de espécies

Todo trabalho realizado no AquaRio visa o bem-estar e conservação das espécies marinhas, resultando em reproduções, até mesmo, de espécies que estão ameaçadas de extinção. Em 2019, por exemplo, tivemos a chegada de um bebê raia por aqui!
Clicando aqui você poderá na íntegra tudo sobre esse novo membro que já é muito querido! ❤

Agora que você sabe tudo sobre os primeiros cuidados que são dados aos novos membros da casa, que tal conhecer de perto as nossas espécies e aprender mais sobre a incrível vida marinha?

Um convite especial

Venha ao AquaRio e confira o resultado de nossa atuação. Esperamos que, com muita diversão e aprendizado, você conheça mais sobre a vida nos oceanos e saia por aí sendo um verdadeiro defensor do mar!

Clique aqui e a garanta o seu ingresso para o maior aquário marinho da América do Sul!