Dia do Biólogo no AquaRio

O mês de setembro é comemorado com entusiasmo aqui no AquaRio! O nono mês do ano chega com uma data comemorativa que nos anima bastante. Isso tudo porque, no dia 3 de setembro, é comemorado o Dia do Biólogo! Esse profissional é super valorizado por aqui e atua em diversas áreas do maior aquário marinho da América do Sul. Eles têm papel fundamental na conservação da vida marinha!

Ampla atuação no AquaRio

Sabemos que o AquaRio tem sua atuação sustentada pelo tripé da conservação da vida marinha, educação ambiental e pesquisa científica. O profissional da Biologia, melhor dizendo, o biólogo, é responsável por atuar em áreas do nosso aquário que são fundamentais para a realização das bases das nossas atividades.

Alguns destes profissionais, por aqui, trabalham nas pesquisas que são realizadas em parceria com grande instituições. Atualmente, são 26 pesquisas! Por exemplo, aqui é realizada uma pesquisa em parceria com a UFRJ, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, que busca investigar o branqueamento e morte de corais e, por finalidade, propõe soluções para contornar esse problema que tem consequência tanto na vida dos mares quanto na vida humana.

Em 2019, a pesquisa ganhou o prêmio australiano “Out of the Blue Box”, oferecido pela Fundação Grande Barreira de Corais. Clicando aqui, você irá se surpreender e saberá mais sobre esse trabalho incrível!

Os nossos biólogos também trabalham na área de Manejo, isso quer dizer que são responsáveis pelo cuidado e tratamento oferecido aos animais marinhos que são abrigados no AquaRio. Ao todo, são mais de 2 mil animais de 350 espécies que estão espalhadas nos nossos 28 recintos. Esses animais são acolhidos e tratados de modo que cresçam e se desenvolvam da forma mais saudável possível.

É importante lembrar que alguns animais são resgatados de cativeiros, alguns são coletados e outros importados. Todo esse trabalho está de acordo com uma das atuações do AquaRio, que se dedica à conservação da vida marinha!

Esse trabalho é tão bem desenvolvido pela equipe que dá resultados respeitosos! No ano de 2019, o time de Biologia do aquário nos trouxe a notícia de que uma raia ameaçada de extinção se reproduziu e tivemos a chegada de um filhote! Muito incrível, não é? Confira aqui tudo sobre a chegada desse novo morador do AquaRio!

Uma outra área que é muito querida por aqui e a que fica mais próxima dos nossos visitantes é a da equipe de educação. Nosso time querido de educadores conta com biólogos que têm os conhecimentos sobre as espécies marinhas na ponta da língua! Isso tudo porque são apaixonados pela biodiversidade presente nos mares e, principalmente, amam poder passar esse conhecimento a todos, conscientizando e educando sobre a importância da conservação!

O trabalho deles é visto, diariamente, ao receberem de braços abertos todos os nossos visitantes e, com destaque, os alunos que vêm com suas escolas no programa de Visitas Escolares. É com muita alegria que vemos todos os rostinhos com um sorriso no rosto depois de se encantarem com a nossa atmosfera marinha!

Nosso equipe de biólogos merece palmas, não é? Ela participa intensamente aqui no maior aquário marinho da América do Sul trabalhando de modo a garantir o bem-estar de todos os nossos animais e o aprendizado dos nossos visitantes sobre a vida marinha, sempre com muita diversão!

Venha conferir esse trabalho de pertinho!

Quer curtir de pertinho todo o trabalho realizado pelo grupo e poder conhecer todas as espécies marinhas?
Clique aqui e garanta já o seu ingresso! #VemProAquaRio