Dia do Médico Veterinário: o profissional e sua atuação no AquaRio!

No dia 9 de setembro, é comemorado o Dia do Médico Veterinário! Esse profissional se dedica à saúde e bem-estar dos animais, tanto domésticos quanto selvagens. O mais incrível dessa profissão é que, além de cuidar dos nossos amigos animalescos, os veterinários são responsáveis por garantir a diminuição da propagação de doenças transmitidas dos animais aos homens. Importante demais, não é?

Atuação no AquaRio

Aqui, no AquaRio, esses profissionais são essenciais para garantir que os animais marinhos que aqui se abrigam estejam sempre com a saúde em dia. Atuando em conjunto com as outras equipes, como a de Biologia e Manejo, esses profissionais monitoram cada rastro (ou melhor, cada nado) das espécies e estão sempre atentos! Cuidado animal é com eles mesmo. Sem dúvidas, são imprescindíveis para a conservação da vida marinha!

Alguns dos resultados da atuação dos veterinários são vistos em acontecimentos vivenciados por aqui. No início do ano, a nossa veterinária Daniela Lutfi participou do nascimento do primeiro filhote de Raia Ticonha (Rhinoptera Bonasus), espécie ameaçada de extinção, reproduzida integralmente no nosso Grande Tanque Oceânico! Na ocasião, ela nos contou um pouco mais sobre os cuidados com o filhote e você pode conferir clicando aqui!

A Dani, nossa super veterinária, nos contou um pouco mais sobre sua atuação no AquaRio:

“Atuar como Médica Veterinária, no AquaRio, é a concretização de um sonho, já que sempre quis trabalhar com animais “selvagens” e a sua conservação. Acho que a importância do meu trabalho aqui é justamente prezar pela saúde desses animais, dando a eles qualidade de vida e bem-estar. O que eu sempre pontuo é que o trabalho do veterinário deve ser uma parceria com o biólogo. Juntos somos mais! No AquaRio, eu medico e examino os animais, elaboro um cardápio alimentar balanceado, auxilio no condicionamento realizado pelos biólogos e, quando necessário, auxilio nas pesquisas científicas.”

Um agradecimento

O AquaRio, o maior aquário marinho da América do Sul, tem sua atuação apoiada no tripé da pesquisa científica, educação ambiental e conservação da biodiversidade marinha. Acreditando no poder da profissão de mudança da relação humana com os animais, agradecemos aos médicos veterinários que se dedicam ao cuidado deles!

Convite especial

Agora que já sabe tudo sobre a mega atuação desses profissionais no AquaRio, que tal vir conferir de pertinho? Por aqui, o aprendizado sobre as espécies marinhas e a vida no mar é repleto de diversão! #VemProAquaRio

Clique aqui e mergulhe nessa super experiência!