Setembro Azul no AquaRio: visitação especial!

O mês de setembro é mais do que especial quando se trata da luta da Comunidade SURDA. Caracterizado por um conjunto de ações realizadas em prol da inclusão, respeito e acessibilidade de pessoas surdas e com deficiência auditiva no Brasil, o nono mês do ano passou ficou conhecido pelo nome de Setembro Azul, também em homenagem aos marcos que ocorreram na história nesse período de tempo.

Comemorações em setembro

Em 2011, por exemplo, a Associação de Surdos da Suécia teve a iniciativa da fundação do Dia Internacional da Língua de Sinais, passando a ser comemorado no dia 10 de setembro em todo o mundo! A data é lembrada como um marco para o reconhecimento e respeito da língua de sinais em todos os países, ressaltando a sua importância para a integração do grupo em todos os âmbitos sociais.

No Brasil, ainda, em setembro, são comemoradas outras datas: no dia 26, o Dia Nacional do Surdo e, no dia 30, o Dia Internacional do Surdo!

O que é o Setembro Azul?

Mas por que Setembro Azul? A explicação para o nome dado ao mês, ainda que muito importante, carrega um significado “triste”. Durante a Segunda Guerra Mundial, as pessoas portadoras de algum tipo de deficiência, incluindo surdos e deficientes auditivos, recebiam uma faixa azul para colocar no braço, marcando, assim, que não eram pertencentes ao ideal de “raça pura ariana”. Anos depois, lutando pela resistência e pelos seus direitos, o Movimento SURDO, felizmente, transformou a cor como símbolo da sua atuação.

Sentir Para Amar especial Setembro Azul

Visando um AquaRio acessível, recebendo todo o público com suas diversas maneiras de interação, em setembro, o maior aquário marinho da América do Sul promoveu uma edição super especial de visitação em homenagem ao Setembro Azul com o projeto Sentir Para Amar! O projeto acontece assim: durante a visitação ao AquaRio, o público tem uma experiência única e exclusiva com a visita mediada planejada, voltada para públicos específicos!

No dia 22 de setembro, domingo, às 8h, o AquaRio realizou uma sessão especial de visitação voltada para surdos, onde eles tiveram a oportunidade de aprender sobre as incríveis espécies marinhas que aqui se abrigam. Para tornar a experiência a melhor possível e garantir que todos pudessem aprender sobre a importância da conservação da vida nos oceanos, a sessão contou com a presença de guias educadores que se comunicaram durante todo o percurso por meio de Libras, a língua brasileira de sinais. Muito bacana, não é?

Arte faz parte!

Para finalizar a visita, os visitantes assistiram a uma super apresentação de dança! O espetáculo, que foi um dueto realizado pelos atores e bailarinos Alberta Juliana e Wesley Calcanho, teve como palco o Grande Painel do nosso Grande Tanque Oceânico, lar de mais 2 mil animais marinhos! Com um cenário desses, o show encantou o público. ❤

Confira como foi!

Confira algumas imagens desse super evento, idealizado e realizado por nossa equipe brilhante de Educação! ❤

Um AquaRio acessível

O AquaRio já possui um histórico de ações realizadas para receber o público PCD. No ano passado, comemorando o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e o Dia Mundial da Acessibilidade, recebemos dois grupos em uma visita pra lá de acessível:

O que está esperando?

E, então? Animou-se para saber mais sobre a vida marinha e conhecer de pertinho os trabalhos que acontecem por aqui? Fique ligado e não perca a oportunidade de vir ao AquaRio! O Aquário Marinho do Rio tem sua atividade apoiada no tripé da conservação da biodiversidade marinha, educação ambiental e pesquisa científica, além de contar com programação repleta de novidades para todos!

O que está esperando? Clique e garanta o seu ingresso para o maior palco da vida marinha! Venha fazer parte dessa plateia e curtir o super show de mais de 5 mil animais!