Semana do Polvo no AquaRio!

Neste mês de outubro teremos uma semana pra lá de especial! É a Semana do Polvo, que acontecerá entre os dias 5 e 11, aqui no AquaRio! No dia 8 de outubro, se comemora o dia mundial do polvo, e pouco se fala sobre esses animais. Em nossa programação exclusiva, contando com teatro infantil, bate-papos com tratadores/educadores e jogos interativos, você e sua família aprenderá tudo sobre estes incríveis animais marinhos, e claro, também irão se divertir muito!

E quem é o polvo?

Cephalopoda, do latim cephalo=cabeça, pode=pé, é um táxon de animais com cerca de 700 espécies. Todas exclusivamente carnívoras, se apresentam como predadores ágeis, rápidos e ativos, pois, possuem sistemas nervoso, sensorial e locomotor altamente desenvolvidos. Esta classe de seres vivos inclui animais famosos como polvos e lulas e outros pouco conhecidos como as sépias e os náutilos.

Anatomia do polvo

Ao longo de sua história evolutiva, os cefalópodes atingiram o maior tamanho dentre todos os invertebrados, embora a maioria varie entre 6 cm e 70 cm de comprimento, incluindo braços e tentáculos, algumas espécies alcançam proporções gigantescas. As lulas gigantes se caracterizam como o maior dos cefalópode já registrados, atingindo quase 20 metros de comprimento, enquanto que o maior polvo já registrado é o polvo-gigante-do-pacífico com o recorde de 9,6 metros de comprimento. Já a menor espécie de cefalópode conhecida é a Idiosepius pygmaeus, uma lula de 1 cm de comprimento.

Existem cerca de 200 espécies de polvos, e todas possuem o corpo arredondado, são usualmente desprovidos de nadadeiras, possuem 8 braços de tamanho semelhante e algumas espécies possuem concha interna. A grande maioria dos polvos são animais bentônicos, ou seja, vivem junto ao fundo.

Lulas e Sépias

Lulas tem o corpo alongado em forma de tubo, com nadadeiras laterais, detêm uma concha interna reduzida, possuem 8 braços e 2 tentáculos e em algumas espécies suas ventosas apresentam ganchos. Lulas são seres nectônicos pelágicos, ou seja, são seres que podem viver por toda a coluna d’água, nadando livremente.

Sépias dispõe de um corpo curto e achatado, com nadadeiras laterais, algumas espécies possuem concha interna e todas possuem 8 braços curtos e 2 tentáculos longos com ventosas na extremidade. Sépias geralmente possuem modo de vida bentônico, vivendo junto ao fundo.

Conheça os Náutilos!

Com apenas 6 espécies conhecidas, os Náutilos possuem concha externa em formato planispiral com muitas câmaras, portam entre 80 e 90 tentáculos sem ventosas. Náutilos são os cefalópodes de movimento mais lento, porém são dos poucos animais que podem nadar desde a superfície da água até grandes profundidades, como 600 metros.

Incrível, não é mesmo?

Com atividades lúdicas para sensibilizar os pequeninos, a Semana do Polvo apresentará, nos dias 5, 6, 8 e 11, o Teatro de Fantoches, às 14h. Diariamente, haverá o Papo com Tratador, que contará com um dos biólogos do AquaRio para contar como é cuidar desses animais, seus desafios e técnicas, sempre às 13h. Nos dias 5, 6 e 8, às 11h, teremos o AquaEduca, um bate papo sobre as curiosidades desses animais. Ao final do circuito, a diversão esta garantida com a atividade Tabuleiro Humano, onde a criança conhecerá um pouco mais sobre esses animais em um jogo divertido. Ao participar das atividades educativas, as crianças serão convidadas a se tornarem Defensoras do Mar, e assumirão o compromisso de defender os oceanos e aplicá-los no dia a dia. Imperdível, não é mesmo?

Fique ligado!

📍 Local: AquaRio – Praça Muhammad Ali, Gambôa, 20220360 – Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

📆 Data: 5 a 11 de outubro de 2019.

Clique aqui e garanta o seu ingresso!