AquaRio e tubarão lixa: apadrinhar para conservar

No AquaRio, conservação da biodiversidade marinha é palavra mandatória. Isso quer dizer que, alinhada com os outros dois pilares que são bases para a sua atuação, a educação ambiental e a pesquisa científica, trabalhamos para que a vida nos mares em todas as suas formas seja preservada e que nosso trabalho tenha impacto positivo, principalmente, nos nossos visitantes que saem daqui como verdadeiros defensores do mar!

Recentemente, o Aquário Marinho do Rio foi apadrinhado como o responsável pela conservação do tubarão lixa, uma espécie ameaçada de extinção. Quer saber mais sobre a importância desse título? Contamos tudo!

Trabalho de preservação

Em uma parceria realizada entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), 25 espécies de animais ameaçadas de extinção da fauna brasileira foram escolhidas como “prioritárias” para serem cuidadas em trabalhos de cooperação para manejo dessas espécies fora dos seus ambientes naturais. Esses animais são encontrados em zoológicos e aquários que possuem a estrutura, o trabalho e a qualificação necessários para a execução de estudos cujos propósitos são a preservação animal.

O trabalho, como um todo, é feito de modo a proporcionar, a esses animais, ambientes propícios para o seu cuidado e, por consequência, sua reprodução. Posteriormente, essas espécies poderão ser reintroduzidas na natureza, garantindo a sobrevivência e equilíbrio do ecossistema.

A lista dos animais escolhidos é bastante abrangente e inclui animais de diferentes grupos como mamíferos, répteis, animais marinhos e anfíbios. Eles foram escolhidas levando em consideração o tamanho da população cativa já existente, o risco que essas espécies correm de extinção e a necessidade de estabelecer uma população de reserva. Um trabalho muito importante, não é?

O AquaRio e o tubarão lixa: uma relação de longo tempo

O AquaRio, sendo o maior aquário marinho da América do Sul, foi o escolhido para apadrinhar o tubarão lixa, um tubarão da espécie Ginglymostoma cirratum que também é conhecido como lambaru, umbaru ou, também, tubarão-enfermeiro.

No AquaRio, são encontrados 3 animais desta espécie no Tanque dos Bijupirás: a Sharon, o Boi e o Mirim! ❤ O Boi e o Mirim chegaram esse ano ao Aquário Marinho do Rio. Confira como foi essa chegada tão aguardada!

O trabalho realizado por aqui também leva em consideração o condicionamento desses animais, tudo para garantir o bem-estar desses moradores marinhos. Conheça um pouco mais sobre as técnicas e cuidado diário que temos com a nossa tubarão lixa, a Sharon!

Vem conferir de pertinho!

Dando prosseguimento às suas atividades, certamente, o AquaRio vai honrar com o compromisso assumido. Além dos tubarões lixa, mais de 5 mil animais de 350 espécies marinhas diferentes se abrigam em nossos 28 recintos que estão espalhados por nossa atmosfera marinha. É um trabalho realizado, diariamente, visando despertar o interesse dos visitantes pelo cuidado da biodiversidade!

Que tal vir conferir de pertinho a beleza da vida nos mares e conhecer um pouco mais sobre as incríveis espécies marinhas?
Clique aqui e garanta o seu ingresso para maior palco da vida marinha! #VemProAquaRio