O AquaRio cuida da biodiversidade!

A apenas 5 km da Praia de Ipanema, um grupo de ilhas faz parte da paisagem marinha que salta aos olhos de quem relaxa nessa famosa praia turística da Cidade Maravilhosa. O conjunto de ilhas, chamado de Monumento Natural das Ilhas Cagarras, é considerado muito importante para o Rio de Janeiro e é uma área que precisa de cuidados para a conservação da sua biodiversidade.

Pensando nisso, o AquaRio, junto ao ICMBio e ao Projeto Ilhas do Rio, realizou, no dia 15 de dezembro, uma ação de limpeza na ilha Comprida, que faz parte desse monumento natural. Quer saber mais? Vamos lá!

Clean Up nas Ilhas Cagarras

Com base no pilar de conservação da biodiversidade marinha e educação ambiental, o AquaRio convocou um grupo de voluntários que se juntou à equipe de educadores do maior aquário marinho da América do Sul, à galera do ICMBio e aos participantes do Projeto Ilhas do Rio. 

Para quem não conhece, o Projeto Ilhas do Rio visa proteger, conservar e conscientizar a população quanto à importância das ilhas que se localizam ao redor de terras cariocas. Com essa missão, promovem diversas pesquisas científicas (um dos pilares de atuação do AquaRio) com a finalidade de encontrar melhores soluções que contribuam em novas conquistas em prol dos ecossistemas marinhos. Muito incrível, não é?

Para se ter ideia de sua importância, o Monumento Natural das Ilhas Cagarras é a 1ª Unidade de Conservação Federal e engloba as ilhas Cagarra, Comprida, Palmas, Redonda e os ilhotes Filhote da Cagarra e Filhote da Redonda. O que reflete ainda mais a sua magnitude e beleza singular é a fauna e a flora encontradas na região que são surpreendentes!

Resultados surpreendentes

Na ação, em um dia ensolarado, que destaca a incontestável beleza da Cidade Maravilhosa, o grupo de voluntários realizou o translado até as ilhas por meio de um barco próprio. No caminho, atividades foram realizadas e informações foram passadas para que todos os defensores do mar conhecessem mais sobre a sua importância e mergulhassem ainda mais na experiência. Ao se aproximar, os grupos foram levados às ilhas e começaram o trabalho de recolher lixos que chegam às costas dos pedaços de terra.

Surpreendentemente (de uma forma negativa), nesses locais, são encontrados rastros humanos que, infelizmente, vão contra a preservação natural. Na ação, até mesmo, foi encontrada uma caixa de celular! Triste, não é? Tudo isso chama a atenção para a importância do descarte adequado, assim como a coleta seletiva do lixo que garante o destino correto dele. Todos podemos fazer nossa parte e que tal começarmos hoje? Vamos cuidar do planeta, nossa casa! 😉

Quer saber um pouquinho mais sobre a ação? Confira algumas fotos e veja como foi!

Um convite à preservação ambiental

A atividade foi concluída com sucesso mas o trabalho de conservação da biodiversidade marinha ainda continua! Temos um trabalho árduo pela frente e queremos contar com vocês para espalharmos essa mensagem de cuidado e respeito às espécies marinhas, tanto com todo elemento natural e do meio-ambiente.

#VemProAquaRio

Por isso, o AquaRio convida você para conhecer o maior aquário marinho da América do Sul. A sua atuação é baseada nos três pilares de conservação, pesquisa científica e educação ambiental. Um verdadeiro laboratório e sala de aula! Após conhecer o circuito de visitação e se encantar com mais de 5 mil animais marinhos, você irá sair como um verdadeiro defensor do mar!

O que está esperando? Venha conhecer e se inspirar!
Clique aqui e garanta o seu ingresso, agora mesmo, para o AquaRio. #VemProAquaRio