Retrospectiva: melhores momentos do AquaRio em 2019!

2019 foi um ano mais do que especial para o AquaRio, o maior aquário marinho da América do Sul! Com uma programação recheada de atividades para todas as idades, tivemos momentos marcantes ao lado dos nossos visitantes e conquistamos reconhecimentos importantíssimos que confirmam que estamos no caminho certo. Preparamos uma retrospectiva dos melhores momentos do ano para deixar todos com aquela saudade e gostinho de quero mais. Quer conferir? Vem com a gente!

Começamos com o pé direito

Em janeiro, já começamos o ano com a chegada de novos moradores! A família ficou maior e recebemos 2 tubarões Lambarus, também conhecidos como tubarões-lixa! O Boi e Mirim, um casal, passaram a habitar o Tanque dos Bijupirás e podem, hoje, ser conhecidos de pertinho pelos nossos defensores do mar. Olha só esse vídeo que conta como foi a chegada deles!

No mesmo mês, recebemos o selo de bem-estar animal! Isso quer dizer que, baseado nos pilares de conservação da vida marinha e educação ambiental, procuramos proporcionar as melhores condições possíveis para que os animais que aqui vivem possam crescer e se desenvolver. Aqui, é usada a técnica de enriquecimento animal que é feita diariamente. Quer saber mais? Confira aqui sobre essa importante conquista!

Em fevereiro, o ritmo de carnaval tomou conta! Para as crianças, um super bloquinho de carnaval foi preparado e todos ficaram com o ritmo nos pés e aprenderam sobre as espécies marinhas. O Bailinho do Zé Tubarino recebeu convidados super-especiais como o Grupo Lekolé, a Bateria Mirim da Grande Rio e convidados que fizeram oficinas recreativas junto aos pequenos de tamborins, chocalhos sensoriais e maquiagem com bioglitter. Assim, os papais e mamães puderam disponibilizar o melhor da diversão para os filhotes. Irado, né?

No terceiro mês do ano, em março, um outro reconhecimento que recebemos foi o selo Friend of the sea (Amigo do oceano, em português). O prêmio Friend of the Sea é um projeto que garante a certificação para quem promove sustentabilidade em diversas categorias de produtos e serviços relacionados ao mar. Em 2019, o foco estava nos aquários do mundo todo. Recebemos esse prêmio e foi uma grande honra! Clique aqui e leia mais.

Em abril, a cientista da NASA, Priscila Kienteca, aterrissou no laboratório do AquaRio para nos mostrar os mistérios existentes na superfície marinha! Ela nos contou tudo sobre o fitoplâncton, microorganismos que compõem a base da cadeia alimentar marinha, e a missão PACE, que será lançada em 2022 rumo ao espaço sideral para descobrir ainda mais o universo marinho! Incrível, não é? Uma cientista brasileira da NASA vindo diretamente ao AquaRio.

No barco dos prêmios, mais um passageiro veio fazer parte da nossa aventura. Em maio, ganhamos destaque internacional ao recebermos o prêmio australiano Out of the blue box, que reconheceu a pesquisa sobre branqueamento de corais realizada em parceria com a UFRJ! A pesquisa busca encontrar soluções efetivas para esse problema ambiental que vem acontecendo nos oceanos. Um cenário que precisa de atenção!
Quer saber mais sobre a Pesquisa de Corais? Confira aqui.

Práticas sustentáveis no AquaRio

Acreditamos que estamos em constante mudança e devemos rever nossas atitudes sempre. Por isso, no meio do ano, o AquaRio se tornou plástico ZERO! Isso quer dizer que acabamos com a oferta e consumo de todos os itens de plásticos descartáveis de uso único dentro de nosso parque. Um marco muito importante, estando alinhado ao nosso pilar de conservação ambiental. Desde 2018, já trabalhávamos em prol da conscientização acerca sobre o uso de descartáveis e melhores práticas sustentáveis. Vamos relembrar? #DaPraSerDiferente

Ainda em 2019, no mesmo período, recebemos uma campanha em parceria com a Asserj – a Associação de Supermercados do Rio. Em frente ao grande painel, no grande tanque oceânico, os visitantes receberam uma mensagem sobre a problemática do plástico que chega aos oceanos! Você sabia que, em 2050, podemos ter mais plástico do que peixe nos oceanos?

Quer saber mais sobre o AquaRio ser plástico zero? Clique aqui!

Para conhecer essa importante mensagem de conservação da vida nos mares, clique aqui! Descubra como se tornar um defensor do mar e apoiar a causa!

2019 também foi ano de palestras! Proporcionamos o melhor da diversão ao grande público com muito conhecimento. A criançada, aqui, se divertiu muito, mas quem disse que os adultos não tiveram vez? Pensando na difusão do pensamento e prática científica, realizamos algumas edições do Tomando Ciência! Na ocasião, uma boa cerveja gelada e um bate-papo com especialistas entusiasmaram o público que foi recebido calorosamente pela equipe do maior aquário marinho da América do Sul.

Alguns dos temas que foram debatidos aqui foram “Poluição tem solução?”, em junho, e “Ilhas do Brasil”, em dezembro, apresentando informações sobre esses temas que precisam de nossa atenção. O público, em nossa imensa sala de aula e laboratório, sempre recebe atrações novas! Em 2020, vamos ter muito mais! Fiquem ligados e não percam.

Semanas temáticas? TEMOS! Em algumas semanas, realizamos atividades totalmente voltadas para temas específicos. Tivemos a Semana do Polvo, a Semana do Meio Ambiente e a nossa famosa Shark Week, a semana do tubarão, que teve espaço em julho! A semana especial ensinou tudo o que os visitantes precisavam saber sobre tubarões, os amigos do mar. Para desmitificar o que muitos pensam sobre esses seres, foram desenvolvidas diversas atividades especiais que incluíram exibição de documentário e bate-papo com os mergulhadores. Muito interessante, não acha?

Um oceano nos céus do Porto Maravilha

Continuando a caminhada pelo ano, agosto e setembro foram os meses das pipas gigantes! Raias, peixes, tubarões, baleias e polvos de variados formatos invadiram os céus do Porto Maravilha! O Festival de Pipas do AquaRio fez a alegria da garotada e, para deixar a festa ainda mais interativa, uma oficina de pipas foi realizada com os pequenos dentro do circuito. Claro, sempre com o material apropriado para a prática e sem o uso de cerol. Se liga nesse vídeo especial!

Festas e comemorações!

Tivemos motivos de sobra para festejar! No dia a dia, milhares de visitantes vêm ao AquaRio aprender e se divertir e, em agosto, atingimos a marca de 3 MILHÕES DE VISITANTES! Isso mesmo, 3 milhões! Ficamos muito felizes com isso e recebemos o visitante sortudo com uma festa super animada e vários prêmios! Foi um dia muito especial e queremos, mais uma vez, agradecer pela visita de todos vocês, nossos queridos defensores do mar. Quem será que vai ser o próximo visitante número 4 milhões? Clique aqui e saiba tudo sobre essa grande festa!

Exposições educativas

Setembro foi o mês que a exposição Oceano sem Limites tirou o fôlego dos convidados. Em uma incrível exibição de fotos subaquáticas, os visitantes tiveram que segurar o ar para enxergar a vida de uma nova perspectiva. As fotos do fotógrafo Fábio Freitas traziam os mistérios do fundo do mar em diferentes partes do planeta. Nossos convidados, com os olhos atentos, mergulharam nesse universo subaquático e se encantaram com as suas particularidades! Um show da vida!

Durante o ano, outras incríveis exposições receberam o grande público! Exibimos Corais que Falam (que ainda está por aqui! ;)) da ilustradora dominicana Lena Vargas (Veja mais sobre ela aqui!) e a exposição Ilhas do Brasil, cujo objetivo foi de mostrar a importância desses ecossistemas, assim como divulgar para o nosso público um pouco desses lugares incríveis e os trabalhos que são desenvolvidos em cada uma destas ilhas. Uma outra que fez bastante sucesso foi sobre o uso consciente d’água em parceria com o SESC. Dá só uma olhadinha e veja como foi!

Viramos pais! Ou, melhor, padrinhos…

Como você já sabe, em assunto de cuidado animal, o AquaRio é fera! Em outubro, orgulhosamente, fomos nomeados como padrinhos do tubarão-lixa, uma espécie que, atualmente, corre risco de extinção. Pela urgência desse animal precisar de cuidados e atenção especial, assim como todos os seres marinhos, recebemos a missão de trabalhar em prol da preservação da espécie. Aqui, no AquaRio, você encontra alguns desses animais que são cuidados e recebem as técnicas de bem-estar animal. Quer saber mais sobre esse título e sobre a preservação da espécie? Clique aqui e fique por dentro!

Presentes do AquaRio

No mês da criançada, presenteamos a infância com uma programação repleta de brincadeiras e atrações. Nos dias 12 e 13 de outubro, as crianças puderam se divertir ao lado dos papais ao som da turma do Lekolé e com a companhia do Zé Tubarino. As atividades e um festival internacional de animação, o AnimArte, deixaram os pequenos com gostinho de quero mais!

Além de presentear os pequenos neste mês especial, alguns dias depois, os professores também foram homenageados por aqui. Valorizamos e apostamos na educação e, por isso, presenteamos professores no dia deles com gratuidades para o AquaRio. A ação, claro, foi um sucesso e ficamos mais do que felizes em poder ver o sorriso no rosto e encanto nos olhos dos visitantes que vieram aprender sobre a incrível vida marinha!

Pra fechar o ano!

Em novembro, teve mais festa! Completamos 3 anos de funcionamento em grande estilo. Uma super festa com música ao vivo, sorteio de brindes e atividades interativas fizeram a alegria dos nossos convidados.

Para fechar o ano com chave de ouro, o AquaRio realizou, junto ao ICMBio e ao Projeto Ilhas do Rio, uma ação de limpeza de uma ilha que faz parte do Monumento Natural das Ilhas Cagarras. A ocasião se deu com a participação de um grupo de voluntários que, fazendo jus ao título de agentes de cuidado ambiental, se dirigiu à ilha Comprida para cuidar da biodiversidade existente lá, com o objetivo de diminuir impactos humanos que, de certa forma, foram negativos para o seu ecossistema.

Quer saber mais sobre esse incrível monumento, sua importância para o estado do Rio de Janeiro e sobre essa super iniciativa? Corre aqui que contamos tudo!

Em 2020, tem muito mais!

2019 foi um ano muito especial para nós do AquaRio e sabemos que isso não seria possível sem a presença de vocês, nossos queridos visitantes. Em 2020, prometemos trazer muito mais diversão e aprendizado para todos que toparem embarcar nessa aventura de cuidado e zelo pela vida marinha com a gente. Sendo o maior aquário marinho do América da Sul, aqui, mais de 5 mil animais marinhos encontram refúgio e proteção! Ao todo, são 28 recintos que abrigam mais de 350 espécies de animais.

Um convite especial!

O que estão esperando? Em 2020, começamos com o pé direito e já temos programação preparada para vocês! A sereia já está nos visitando e fica com a gente até 31 de janeiro. Dessa vez, ela convida vocês, especialmente, para espalharmos uma mensagem de cuidado pela vida marinha e conta com a sua ajuda! Ficou curioso e quer saber mais? Clique aqui!

Clique aqui e garanta, agora mesmo, o seu ingresso para o maior aquário marinho da América do Sul! #VemProAquaRio