Você sabe o que é Sobrepesca?

Sexta-feira Santa se aproxima e um dos fenômenos do período é aumento pela procura de pescados nas peixarias, feiras e mercados. Mas você já parou para pensar que existe uma forma consciente de manter a tradição da data especial evitando espécias que estão ameaçadas pela Sobrepesca?

Isso, Sobrepesca, nunca ouvi falar? 🤔Então continue lendo que o AquaRio te ajuda a entender.

Sobrepesca é quando uma espécie é pescada além da sua capacidade natural de reprodução, ou seja, tiramos mais ela do ambiente do que ela consegue se reproduzir. As consequências disso são sérias e podem fazer com que uma espécie entre em extinção.

As perigosas redes de arrasto

Algumas artes de pesca acabam sendo mais predatórias que outras, como por exemplo a rede de arrasto. O arrasto é uma arte de pesca não seletiva, e com isso acaba prejudicando diversas espécies que não são alvo, como por exemplo tartarugas marinhas. 🐢💙

Apesar do homem ter acreditado por muito tempo que os recursos pesqueiros seriam inesgotáveis, sabemos que isso não é verdade e que senão tivermos controle sobre o que consumimos um dia esse recurso irá acabar.

Várias espécies estão ameaçadas de extinção e se continuarmos a consumi-las nesse ritmo, em poucas décadas diversos peixes e crustáceos terão desaparecido da costa.

Informação é o mais importante

Para que isso não aconteça os consumidores, devemos escolher com responsabilidade o que vamos consumir. A principal forma de fazermos isso é optar por espécies que tenham seu consumo liberado e não consumir espécies ameaçadas de extinção.

O atum-azul é uma das espécies mais ameaçadas

Você deve estar se perguntando “como vou saber se a espécie que eu como está ameaçada?”. Com esse objetivo o AquaRio lançou em 2018, a Campanha de Consumo Responsável de Recursos Pesqueiros.

A campanha foi desenvolvida por pesquisadores e apresenta um guia prático de Consumo Responsável, nele as espécies são classificadas de acordo com o seu risco de extinção. 🤜🤛

O guia apresenta as espécies que não devemos consumir, as que podemos consumir de forma moderada e as que são liberadas para consumo. Aproveite e consulte agora, na imagem abaixo, se as espécies que você come estão liberadas para consumo.

Não esqueça de salvar a imagem no seu celular, ela te auxiliará a fazer a escolha certa na hora da compra. Lembre-se, sua escolha pode salvar muitas espécies! 📲😉

3 Comments

  1. Reinaldo Almeida abril 8, 2020 at 12:43 pm

    Boa tarde!
    Excelente matéria, pois os seres humanos, procuram primeiramente por mais que o apetite esteja grande, a iguaria mais em conta ou conforme vosso apreciar, sem estar consciente da compra ou pesca que faça, muito menos em preservar a espécie! Lamentável caro humanos, mas é preciso e necessário estarmos atentos, pois um dia o que tu agradas em saborear possa agradar aos teus descendentes! Parabéns!
    Att- Reinaldo S. Almeida

    Responder

  2. Estimados,
    Gracias por comunicarse.
    Vivimos en Punta del Este, nos encantó el acuario, espectacular!
    Somos una familia que tratamos de ser respetuosos con el ambiente.
    Si sabemos que debe hacerse pesca y consumo responsable de pescado.

    Cordiales saludos.
    Elba Cruz

    Responder

  3. Amei a matéria e não fazia ideia!
    Creio que o ideal pra Humanidade é reduzir drasticamente ou acabar de vez com o consumo de qualquer espécie animal.
    Não sou vegetariana (ainda) mas admiro o movimento e creio que isso é o futuro 💚

    Responder

Deixe uma resposta