Conheça os tubarões bebês que nasceram no AquaRio!

Em livros, filmes, noticiários, nós ouvimos falar muito sobre os tubarões, esses grandes seres dos mares e oceanos. Sabemos de muitas curiosidades sobre eles, como seus diferentes hábitos de vida, sua dieta extremamente variada e a velocidade em que conseguem nadar. Mas e sobre seus filhotes, o que sabemos sobre esses tubarões bebês?

Desde a sua inauguração, aqui no Aquário Marinho do Rio de Janeiro, já tivemos diversas reproduções e nascimentos desses animais tão famosos do ecossistema marinho. Que tal conhecer mais sobre esses tubarões bebês que nasceram aqui? Vem com a gente que vamos te contar tudo neste post!

4 curiosidades sobre a reprodução dos tubarões no AquaRio 🦈

1- Já tivemos muitos nascimentos no AquaRio!

Só de elasmobrânquios, subclasse de peixes cartilagíneos que inclui os tubarões e as raias, já foram reproduzidas sob nossos cuidados diversas espécies ameaçadas. Desde o início de 2017, perto da inauguração do parque, até a metade de 2020, já foram contabilizados cerca de 70 nascimentos no Aquário Marinho do Rio de Janeiro!

2- Os tubarões também colocam ovos!

Entre estas espécies de tubarão que já reproduziram no AquaRio, estão a galha-branca-de-recife (Triaenodon obesus), o tubarão-bambu (Chiloscyllium sp.) e o tubarãogato (Atelomycterus marmoratus). No caso do tubarão-bambu, em apenas um cruzamento o casal gerou 120 ovos. Destes,  45 foram fecundados que resultaram em  33 nascimentos. Já no caso do tubarãogato (Atelomycterus marmoratus), em que foram colocados 83 ovos, 32 foram fecundados, o que resultou em 7 nascimentos.

3- Os filhotes precisam de cuidados especiais!

Quando todos esses tubarões nascem, eles são transferidos para a nossa maternidade, a quarentena. Lá, os recém-nascidos recebem todos os devidos cuidados e são acompanhados desde o seu primeiro dia de vida pela equipe especializada do AquaRio para evitar problemas e garantir que eles cresçam bem e saudáveis! Depois de toda essa atenção necessária, os tubarões bebês mais grandinhos e preparados são levados a um tanque específico para os filhotes nascidos no AquaRio. Conforme eles crescem, eles vão migrando de tanque, podendo chegar até o Tanque Oceânico!

4 – Clima de romance no aquário!

E o amor segue no ar aqui no AquaRio! Nossa equipe de Biologia já observou diversos comportamentos reprodutivos e marcas que sinalizam uma tendência ao acasalamento em algumas espécies, o que significa que em breve poderemos ter mais tubarões bebês!

Entre os tubarões, esses comportamentos foram observados no tubarão-mangona (Carcharias taurus), galha-preta-de-recife (Carcharhinus limbatus), galha-branca-de-recife (Triaenodon obesus), tubarão-lixa (Ginglymostoma cirratum) e tubarão-leopardo (Stegostoma fasciatum).

Que tal testar seus conhecimentos sobre o comportamento reprodutivo dos tubarões?

#1. Existe uma prática comum entre os tubarões que demonstra uma inclinação dos indivíduos ao acasalamento. Você sabe que prática é essa?

É a mordida! Devido a esse comportamento natural, as fêmeas da espécie geralmente possuem uma pele mais grossa. Apesar de para nós esse tipo de comportamento parecer algo agressivo, ele é completamente natural!

#2. As fêmeas da espécie de Tubarão cabeça-chata possuem um comportamento curioso após a cópula, nome dado ao ato de acasalamento. Elas mudam de ambiente. Para qual ambiente elas vão?

Manguezal! Como poucos tubarões conseguem chegar lá, o manguezal é um ambiente favorável para o nascimento dos filhotes de cabeça-chata. Essa é uma forma de proteger os filhotes de possíveis predadores e garantir que um maior número cresça e volte ao mar.

#3. Os tubarões, diferente dos outros peixes, apresentam um dimorfismo sexual. Isso quer dizer que os indivíduos do sexo masculino e feminino são visivelmente diferentes. Qual é o nome do órgão copulatório, ou seja o responsável pela reprodução, dos machos?

Clásper! O nome do órgão reprodutivo masculino nos tubarões é clásper e sua presença ajuda a diferenciar facilmente o tubarão macho do tubarão fêmea. 

#4. No AquaRio, os ovos e filhotes de tubarão são acompanhados de perto no nosso berçário, a quarentena. É nele que os filhotes são acompanhados mensalmente e são medidos, examinados e pesados por nossa equipe. Qual nome damos a este procedimento?

A biometria é um procedimento de manejo no qual os peixes têm seu tamanho, peso e estado de saúde verificados!

#5. Os tubarões podem ser ovíparos, quando colocam ovos, ovovivíparos, quando parte do desenvolvimento é dentro do ovo dentro do corpo da fêmea, ou vivíparos, quando o embrião cresce dentro do corpo da fêmea, sem ovos. Qual das espécies abaixo é um exemplo de tubarão ovíparo?

O Tubarão-lixa é ovíparo! Já o tubarão-mangona e o tubarão cabeça-chata são exemplos de animais vivíparos enquanto o tubarão-branco é uma espécie de animal ovovivíparo!

finish

Results

Parabéns! Você sabe muito sobre reprodução de tubarões!
  Que tal aprender um pouco mais sobre reprodução dos tubarões? Siga nossas redes sociais para ter mais informações!

Conservação dos tubarões

Diariamente, nossa equipe do AquaRio acompanha o comportamento reprodutivo de todos animais, sempre garantindo o seu bem-estar. É importante lembrarmos que, como muitas dessas espécies fazem parte de programas de conservação, sua reprodução é fundamental para a continuidade da espécie!

Fique ligado na Shark Week! 🗓️

Quer saber mais sobre o cuidado com os nossos tubarões bebês? Nós temos um episódio do Em Casa com o AquaRio – Especial Shark Week feito especialmente para mostrar com detalhes como todo esse processo é realizado salvo em nosso canal do Youtube!

Não deixe de se inscrever no canal e ativar o sininho para ser lembrado de todas edições de nossa transmissão AO VIVO. Durante essa semana especial, todos os dias tem uma edição nova para falar sobre a importância dos tubarões!

📲 Inscreva-se no canal!

Seja sócio do AquaRio!

Que tal ser sócio do maior aquário da América do Sul, ajudar na conservação de diversas espécies marinhas e garantir visitas ilimitadas ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro?

🐠 Confira nossas opções de plano para ser sócio do AquaRio!

 

Deixe uma resposta