Margarida: a dócil tubarão-mangona!

Você deve conhecer os famosos personagens Donald, Gastão e Margarida! Seja de história em quadrinhos, de desenho animado ou de filmes, esses três marcaram a infância de muitas pessoas. Mas você sabia que, aqui no AquaRio, existe um trio com o mesmo nome?

Diferente das telinhas em que esses personagens são aves, no AquaRio, Margarina, Donald e Gastão são tubarões-mangona! Eles vivem no grande tanque oceânico e sempre chamam atenção dos visitantes, com destaque para nossa querida Margarida. Ela é descrita por alguns tratadores como o animal mais dócil do aquário e o amor em forma de peixe! Dá pra acreditar? 🥰

Quer saber mais sobre a Margarida e os tubarões-mangona? Então continua com a gente que vamos te contar algumas curiosidades!

Curiosidades sobre os tubarões-mangona do AquaRio! 🦈

1- Apesar da aparência assustadora, eles são muito amigáveis!

Assim como os outros tubarões e raias, a espécie mangona (Carcharias taurus) possui esqueleto cartilaginoso. Eles podem medir mais de 3 metros de comprimento e pesar até 150 kg. Uma das características que os diferencia são seus dentes pontudos expostos fora da boca. 

Vai dizer que não sentiria medo desse lindo sorriso? 😂 O que muitos não sabem é que apesar dessa aparência agressiva, os tubarões-mangona são bastante calmos e lentos. A Margarida, por exemplo, é considerada o animal mais dócil do AquaRio! Olha só o depoimento de uma de suas tratadoras:

(Conheci a Margarida) quando ela entrou no tanque, nesse momento percebi a dimensão do trabalho que estamos fazendo. […] Na verdade, nós falamos que a gente aprendeu com ela! Aprendemos sua natação, quando alimentar, quando ela não quer contato. Então ter um tubarão com essa importância por perto é um prazer! Porque essa sensação de ler nos livros e ver o comportamento dela diariamente é indescritível. É maravilhoso ter um animal tão fantástico pertinho!

Amanda Ruscy, Tratadora do AquaRio

2- Eles recebem comida na boca!

Os tubarões-mangona são encontrados em águas temperadas e tropicais. No ambiente natural, eles têm o hábito noturno e caçam pequenos peixes e outros invertebrados de pequeno porte. No AquaRio, Margarida, Gastão e Donald são alimentados individualmente com o auxílio de uma garra como mostra a foto. Não se engane, isso não é um mimo! Na verdade, essa técnica é usada para ter um controle da alimentação do animal, acompanhando de perto seu desenvolvimento. Dessa forma, caso ele precise tomar algum remédio, por exemplo, o medicamento vai ser escondido no alimento e entregue ao peixe.  

Você pode aprender mais sobre a alimentação dos tubarões assistindo o episódio de AquaRio Ao Vivo! 👇🏽

3- Essa espécie está ameaçada de extinção!

Apesar da ampla distribuição e de não ser explorado para a alimentação, essa espécie tem uma das taxas de reprodução mais baixas dentre os tubarões. Geralmente, o tubarão-mangona dá à luz a 2 filhotes após um período de gestação entre 9 e 12 meses. Além disso, esses animais também sofrem com a pesca de suas barbatanas. Por isso, hoje ele é listado como vulnerável e protegido em grande parte de seu alcance. 😕

Por essa razão é tão importante que centros de conservação como o AquaRio tenha essa espécie. Aqui, nosso time, desempenha trabalhos de educação ambiental para desmistificação destes animais como perigosos ao homem, e produz pesquisas para conhecimento de sua ecologia e sua reprodução sob cuidados humanos.

Conheça mais o trabalho de conservação dessa espécie em um dos episódios de Em Casa com AquaRio! 👇🏽

Agora que você já aprendeu tudo sobre a Margarida e o tubarão-mangona com o time do AquaRio, que tal testar seus conhecimentos?

#1. Em nosso Aquário vivem três tubarões-mangona muito famosos! Você sabe qual das opções abaixo não é um deles?

Os tubarões-mangona que você pode conhecer ao visitar o AquaRio são a Margarida, o Donald e o Gastão!

#2. Onde normalmente essa espécie de tubarão é encontrada?

O tubarão-mangona é encontrado em águas temperadas e tropicais!

#3. Você sabe qual o status do tubarão-mangona em relação ao perigo de extinção?

Essa espécie de tubarão é considerada hoje vulnerável. Por isso sua presença em centros de conservação como o AquaRio é tão importante!

#4. Qual o comprimento médio de um tubarão-mangona?

O tubarão-mangona pode ultrapassar os 3 metros de comprimento e os 150 quilos de peso.

finish

Results

Parabéns! Você sabe tudo sobre tubarão mangona! 🥳
Que tal aprender um pouco mais sobre o tubarão mangona e outros animais marinhos nas nossas redes? 🙂

Venha ver a Margarida de pertinho!

Agora que você aprendeu tudo sobre o tubarão-mangona, tá na hora vir conhecer ele no AquaRio! Temos desconto para moradores do estado do Rio de Janeiro! Garanta seu ingresso pela compra online!  👇🏾

Clique aqui e garanta seu ingresso para o maior aquário marinho da América do Sul!