Visita Escolar no AquaRio, como funciona

Chegou a hora de suas aulas irem mais fundo

Um dos maiores divulgadores científicos do mundo, o astrofísico Neil Degrasse Tyson já contou em algumas palestras como ele se impressiona como todas as crianças nascem cientistas em potencial.

Elas querem saber o porquê de todas as coisas, como um acontecimento dá origem a uma consequência ou como determinados animais chegaram até os tempos de hoje e, qual a relação delas mesmas com tudo isso, como indivíduos e de como essa posição vai ajudar a desenhar o seu futuro.

Nossas visitas escolares são estruturadas a partir das diretrizes de diversos comitês internacionais, como o WAZA (World Association Zoos and Aquariums), ALPZA (Associação Latino- americana de Zoológicos e Aquários), AZAB (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil) e IZE (International Zoo Educators Association).

Segundo o cientista americano, a questão é:

Com o tempo, esse interesse é deixado de lado por necessidades pontuais, como a exigência das notas, a necessária passagem das séries e a falta de tempo para se manter a curiosidade sempre acesa.

Neil Degrasse Tyson

E se pudesse ser diferente?

Se as suas aulas fossem vivas? Se elas mergulhassem e nadassem de formas variadas? Se passassem na frente de olhares curiosos, convidando para expandir conhecimento? Se fossem a prova da evolução da vida, de como ela luta para seguir pulsante e, também, de como é importante termos noção de nossa responsabilidade por sua preservação?

E se a equipe do AquaRio dissesse para vocês, professores dos segmentos de educação infantil, fundamental e médio, que essa diferença pode começar agora, através de nossa Visita Escolar no AquaRio?

Comece aqui seu agendamento do Visita Escolar no AquaRio

Visitas Escolares no AquaRio: O potencial que emerge

O programa de Visitas Escolares do AquaRio foi pensado por uma equipe multidisciplinar como ferramenta viva e coparticipativa para o que a Base Nacional Comum Curricular chama de campo de experiências, como uma de suas prioridades. Este tipo de dinâmica foca na formação global dos seus alunos, na qual ele lidará com territórios importantes de seu desenvolvimento durante a Educação Infantil, por exemplo:

  • O eu, o outro e o nós;  
  • Corpo, gestos e movimentos;  
  • Traços, sons, cores e formas;  
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;  
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.  

Incrementando os temas e temáticas destas atividades não-formais, podemos ajudar em seus planos de aula, mesclando objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, sempre à luz do cotidiano dos alunos.

Momentos de aprofundamento

Ao percorrer conosco a jornada dos 26 mil m² de área construída, nos quais 2 mil animais de 350 espécies nadam por 4,5 milhões de litros de água, constituem o maior aquário marinho da América do Sul, suas turmas vão interagir com diversos desafios de conhecimento, curiosidades e conteúdos. Ao longo do percurso são trabalhadas as temáticas através da oralidade, recontando ou produzindo histórias através de situações e observações vivenciadas por toda a  visitação; onde seu grupo fará, junto com a

equipe do AquaRio, a visita tornar-se história!

5 temas abortados no Visita Escolar no AquaRio. Vem com a gente?

  • Como é o ecossistema marinho?
    É a hora de conhecer de perto o mar! A identidade do ecossistema é apresentada de forma lúdica e aprendemos juntos sobre a sua formação, tipo de água, cor, temperatura, além de características do ambiente.
    A grande pergunta: Por que a água doce é diferente da água salgada?

  • Como é o som do mar?
    É a hora de falarmos sobre sons do ambiente e formas de interação. Como medimos o som no ambiente, o peso, a altura, as semelhanças e diferenças dos animais marinhos?
    A grande pergunta: O som viaja mais rápido na água? 

  • Cada um no seu quadrado.
    Vamos entender o que é a zonação do oceano, relacionando com relações espaciais, abordagem de forma de vida e regras de convívio social. 
    A grande pergunta: Onde começa e onde termina o oceano?

     
  • É vida para todo lado.
    É o momento de conhecermos de perto aquilo que a vida tem de mais característico: sua variedade. Um passeio por diferentes tipos de seres vivos no qual vamos comparar animais e plantas e apresentar algumas de suas propriedades e características, hábitos de vida, como se movimentam, coletivos e individuais, cores e tamanhos.
    A grande pergunta: Quantas espécies conhecidas temos hoje nos oceanos?

  • Olho vivo aprende mais.
    Lembra do instinto de cientista que vamos revisitar? Ele aqui é colocado à prova: é a hora da exploração do ambiente pela observação. Vamos fazer, juntos, descobertas e questionar as diferenças entre animais vertebrados e invertebrados, estratégias de proteção e alimentares, as relações estabelecidas entre eles e o meio que vivem e muito mais! Além disso, apresentaremos a variedade de conchas e sua relação com o ambiente, os animais e sua função.
    A grande pergunta: Qual o predador mais talentoso dos sete mares?

Mergulho temático 

É o primeiro momento em que uma ligação fundamental para a formação global de nossos alunos emerge: a conexão entre os eixos temáticos da Base Nacional Comum Curricular e o modo de vida dos animais presentes em nossos tanques. 

O AquaRio é um dos melhores parceiros para este momento pois é, em sua essência, um espaço não-formal, lúdico, exploratório e observatório. E, claro, muito divertido!

Mergulho com a nossa equipe nas grades temáticas que preparamos!

Ensino Fundamental I 

Palavras-chave/alertas que emergem:

Preservação para dizer não à extinção

Aprender a Conviver com diferenças

Impacto climático e sua importância

Sustentabilidade agora!

Ensino Fundamental II

Palavras-chave/alertas que emergem:

Preservação: cuidando da água

Bioma, o que é?

Diversidade: o que nos ensina

Impacto climático e sua importância

Sustentabilidade agora!

Sim, foi evolução 😉

Ensino Médio  

Palavras-chave/alertas que emergem:

Por que ciência é importante para nosso futuro

Ecossistemas, ecologia: para não esquecer que somos parte desta pirâmide

Biodiversidade: somos nós e os vírus

Sim, foi evolução: parte 2, aprofundando a discussão

Bioética e sociedade: o que você precisa saber

Chegou a hora de suas aulas irem mais fundo

O melhor sobre todas estas jornadas de conhecimento é que ela pode começar agora!

Temos uma equipe de atendimento especializada esperando para indicar a melhor data e horário para você professor e as suas turmas. 

A contratação e agendamento são feitos de forma ágil e você chega aqui no dia escolhido pronto para 1h30 neste espaço único no Rio de Janeiro, onde pulsam educação, pesquisa, conservação, lazer, entretenimento e cultura.

Comece aqui seu agendamento do Visita Escolar no AquaRio

Para mais informações

Entre em contato através do email: [email protected]

Ou por WhatsApp, no número +55 21 3613-0705 e selecione a opção de número 6, Visita Escolar.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
AquaRio celebra o mês das crianças com a temática “tubarão” na Sharktober