Dia Internacional da Água-Viva no AquaRio!

Você sabia que no dia 3 de outubro é comemorado o Dia Internacional da Água-Viva? Esses incríveis animais vivem há mais de 650 milhões de anos no planeta, sendo considerado um dos mais antigos que habitam por aqui. Viveram junto com os dinossauros! E claro, não poderíamos deixar essa data passar em branco! As águas-vivas embelezam o nosso circuito, e o seu tanque é um dos que mais impressionam os nossos visitantes! Além disso, as águas-vivas são muito importantes para manter o equilíbrio da biodiversidade marinha! Vamos conhecer algumas curiosidades sobre elas?

Corpo formado por água!

As águas-vivas são chamadas assim, pois cerca de 98% do seu corpo é formado por água. Elas fazem parte de um grupo de animais aquáticos bem diversos, o filo Cnidaria, e tem como parentes os corais, anêmonas e as hidras. São animais invertebrados que não possuem cérebro e nem coração, mas calma! Isso não impede que elas consigam controlar as suas ações, uma vez que os impulsos são levados através de uma rede nervosa, o que possibilita a sua coordenação e o seu desenvolvimento.

Além disso, elas podem ter desde menos de 1 milímetro a mais de 2 metros de diâmetro, e seus tentáculos podem atingir mais de 30 metros. Esses animais marinhos, podem variar de tamanho e cor, mas todas possuem um único formato de sino, e a maioria é transparente.

Brilham no escuro

Elas são seres planctônicos. Você sabe o que é isso? Plâncton são os seres que não conseguem nadar contra uma corrente marinha (uma onda), e acaba sendo carregado. Por conta disso, algumas águas-vivas conseguem “brilhar no escuro”. Não acontece com todas, mas muitas delas tem alguns órgãos bioluminescentes, que faz com que elas consigam brilhar, sendo uma importante estratégia para distrair seus predadores.

Algumas espécies são imortais!

Tem uma espécie de água-viva, a Turritopsis nutricula, que aparentemente tem o “poder da imortalidade”. Essa imortalidade acontece porque ela consegue se transformar de medusa, a forma adulta e normalmente conhecida desses animais, para pólipo, a fase inicial, em períodos de estressantes. Essa habilidade a mantém viva por muito mais tempo.

Como as águas-vivas se reproduzem?

Você sabe como as águas-vivas se reproduzem? Se liga no vídeo que preparamos, onde contamos tudo sobre a reprodução desses animais!

https://www.youtube.com/watch?v=1e4BV6j6OqA/?utm_source=blog&utm_medium=organico&utm_campaign=agua_viva_aquario

Conheça tudo sobre as águas-vivas no AquaRio!

Para comemorar o #DiaInternacionaldaAguaViva, preparamos uma programação especial! Nos dia 1, 2 e 3 de novembro, às 11 horas, teremos o AquaEduca, um bate-papo com a equipe da educação e do manejo sobre curiosidades, reprodução, modo de vida e informações gerais sobre esses animais. É para você sair do circuito conhecendo tudo sobre elas!  

Agora que você conheceu um pouco mais sobre as incríveis e encantadoras águas-vivas, que tal ver de pertinho? Elas ficam logo no início do nosso circuito!

Clique aqui e garanta o seu ingresso!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

2 respostas

  1. Amei visitar e principalmente ter estado com o rapaz maravilhoso que deu uma aula de primeira linha sobre tubarões. Foi de uma paciência incrível para com meus sobrinhos que como todas as crianças perguntam muito devido as curiosidades. Parabéns AquaRio, por contratarem jovens competentes e dedicados como este rapaz, que lamento no momento de tantas perguntas das crianças ter me esquecido de perguntar o nome.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *