Margarida: a dócil tubarão-mangona!

Saiba tudo sobre a Margarida, nossa dócil tubarão-mangona!

Você deve conhecer os famosos personagens Donald, Gastão e Margarida! Seja de história em quadrinhos, de desenho animado ou de filmes, esses três marcaram a infância de muitas pessoas. Mas você sabia que, aqui no AquaRio, existe um trio com o mesmo nome?

Diferente das telinhas em que esses personagens são aves, no AquaRio, Margarina, Donald e Gastão são tubarões-mangona! Eles vivem no grande tanque oceânico e sempre chamam atenção dos visitantes, com destaque para nossa querida Margarida. Ela é descrita por alguns tratadores como o animal mais dócil do aquário e o amor em forma de peixe! Dá pra acreditar? 🥰

Quer saber mais sobre a Margarida e os tubarões-mangona? Então continua com a gente que vamos te contar algumas curiosidades!

Curiosidades sobre os tubarões-mangona do AquaRio! 🦈

1- Apesar da aparência assustadora, eles são muito amigáveis!

Assim como os outros tubarões e raias, a espécie mangona (Carcharias taurus) possui esqueleto cartilaginoso. Eles podem medir mais de 3 metros de comprimento e pesar até 150 kg. Uma das características que os diferencia são seus dentes pontudos expostos fora da boca. 

Vai dizer que não sentiria medo desse lindo sorriso? 😂 O que muitos não sabem é que apesar dessa aparência agressiva, os tubarões-mangona são bastante calmos e lentos. A Margarida, por exemplo, é considerada o animal mais dócil do AquaRio! Olha só o depoimento de uma de suas tratadoras:

(Conheci a Margarida) quando ela entrou no tanque, nesse momento percebi a dimensão do trabalho que estamos fazendo. […] Na verdade, nós falamos que a gente aprendeu com ela! Aprendemos sua natação, quando alimentar, quando ela não quer contato. Então ter um tubarão com essa importância por perto é um prazer! Porque essa sensação de ler nos livros e ver o comportamento dela diariamente é indescritível. É maravilhoso ter um animal tão fantástico pertinho!

Amanda Ruscy, Tratadora do AquaRio

2- Eles recebem comida na boca!

Os tubarões-mangona são encontrados em águas temperadas e tropicais. No ambiente natural, eles têm o hábito noturno e caçam pequenos peixes e outros invertebrados de pequeno porte. No AquaRio, Margarida, Gastão e Donald são alimentados individualmente com o auxílio de uma garra como mostra a foto. Não se engane, isso não é um mimo! Na verdade, essa técnica é usada para ter um controle da alimentação do animal, acompanhando de perto seu desenvolvimento. Dessa forma, caso ele precise tomar algum remédio, por exemplo, o medicamento vai ser escondido no alimento e entregue ao peixe.  

Você pode aprender mais sobre a alimentação dos tubarões assistindo o episódio de AquaRio Ao Vivo! 👇🏽

3- Essa espécie está ameaçada de extinção!

Apesar da ampla distribuição e de não ser explorado para a alimentação, essa espécie tem uma das taxas de reprodução mais baixas dentre os tubarões. Geralmente, o tubarão-mangona dá à luz a 2 filhotes após um período de gestação entre 9 e 12 meses. Além disso, esses animais também sofrem com a pesca de suas barbatanas. Por isso, hoje ele é listado como vulnerável e protegido em grande parte de seu alcance. 😕

Por essa razão é tão importante que centros de conservação como o AquaRio tenha essa espécie. Aqui, nosso time, desempenha trabalhos de educação ambiental para desmistificação destes animais como perigosos ao homem, e produz pesquisas para conhecimento de sua ecologia e sua reprodução sob cuidados humanos.

Conheça mais o trabalho de conservação dessa espécie em um dos episódios de Em Casa com AquaRio! 👇🏽

Agora que você já aprendeu tudo sobre a Margarida e o tubarão-mangona com o time do AquaRio, que tal testar seus conhecimentos?

[HDquiz quiz = “692362165”]

Venha ver a Margarida de pertinho!

Agora que você aprendeu tudo sobre o tubarão-mangona, tá na hora vir conhecer ele no AquaRio! Temos desconto para moradores do estado do Rio de Janeiro! Garanta seu ingresso pela compra online!  👇🏾

Clique aqui e garanta seu ingresso para o maior aquário marinho da América do Sul!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *