Têm tubarões novos no AquaRio!

Como  vocês já sabem, temos muitos tubarões em nossos recintos, são 12 espécies no total – não sabia dessa?! Tá esperando o que? Têm mais novidades por aqui, como o casal de tubarões que chegaram no Tanque dos Bijupirás. #VemProAquaRio!

Nessa semana, recebemos um casal de Lambarus para se juntar ao nosso time marinho. Boi e Mirim, como são chamados, chegaram ao AquaRio e logo foram transferidos para a nossa quarentena, onde ficaram 3 semanas se adaptando às condições de alimentação e recebendo muitos cuidados! 🦈🦈💙

A espécie, também conhecida como Tubarão-lixa ou Tubarão-enfermeiro, recebe esse nome por ter a pele ríspida, como lixas. Outro fato interessante dos Lambarus, é que eles gostam de dormir empilhados, sim, empilhados, um em cima do outro! Vivem em litorais com água morna e calma e são muito sedentários… não vamos julgá-los, né? São uns amores, mansos, e têm dentes pequenos, mas muito poderosos.

Nossos novos moradores estavam sob proteção do Ibama na Ilha dos Aquários, Porto Seguro-BA. Vieram para o Rio de Janeiro em uma viagem tranquila. Boi estava na Ilha desde 2000, chegou com 4 aninhos e ficou por lá durante 18 anos. Não se sabe ao certo a idade de Mirim, mas ela chegou à Ilha quatro anos depois de Boi, com 1,10 metros de comprimento. A soltura aconteceu em poucos minutos e foi acompanhada por um time de biólogos. E por falar neles… Matheus Felix e Tiê Ferreira,  biólogos da nossa equipe, nos contaram o que acharam dessa experiência!

“Nossa ida à Ilha dos Aquários foi muito boa por dois motivos, o primeiro é que essa espécie está ameaçada de extinção e, o segundo,  é que conseguimos criar um vínculo  com uma instituição e, de certa forma, conseguimos ajudá-los com essa troca de conhecimento que rolou”, disse Matheus.

Tiê conta qual foi a melhor parte disso tudo para ele: “A troca de informações com o pessoal da Ilha dos Aquários foi a parte que mais achei importante. Saber como a Ilha funcionava, a logística de como os animais eram tratados, e como é possível se virar com menos foi a melhor parte!”. E completa, “Levamos muita informação para eles, isso é também muito legal”.

Veja nosso vídeo sobre a chegada de Boi e Mirim ao AquaRio:

Ficou com vontade de conhecer Boi e Mirim?!#VemproAquaRio! A partir do dia 02/01 o ficaremos abertos por mais tempo, assim dá tempo de você dar uma passadinha no Tanque dos Bijupirás e vê-los! Confira os novos horários do verão: 👇

Entrada Sócio Anual – 08:30
Entrada Visitante Geral – 09:00
Última entrada – 18:00
Encerramento – 19:00

Durante toda a alta temporada, o Tanque de Toque ficará exclusivo para nossos associados! Confira o novo horário:

Funcionamento do Tanque de Toque: 8:30 às 9:30h – com entrada até às 9:15h

E claro, clique aqui e garanta seu ingresso!