Exposição Ilhas do Brasil no AquaRio!

Você já sabe que, aqui no AquaRio, temos um calendário recheado com uma programação completa para todos os nossos visitantes. E dessa vez não poderia ser diferente! Sempre pensando nos nossos pilares de conservação, educação e pesquisa, nós preparamos para você e toda a sua família mais uma exposição de tirar o fôlego!

O litoral brasileiro

O litoral brasileiro possui 7.408 km de extensão, e abrange desde o extremo sul do país até acima da Linha do Equador, na fronteira com o Suriname. Toda costa brasileira é banhada pelo Oceano Atlântico, sendo o 16° maior litoral do mundo! Com isso, possuímos uma enorme variedade de ilhas ao longo de nossa costa. Vamos descobrir tudo sobre elas e desvendar os seus mistérios?

Ilhas Oceânicas

A exposição Ilhas do Brasil foi desenvolvida em uma parceria do o AquaRio com o Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração nas Ilhas Oceânicas,  o Projeto Ilhas do Rio e o Projeto de Monitoramento Ambiental da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, juntamente com o ICMBio. A exposição irá falar sobre as Ilhas Oceânicas da costa brasileira, que correspondem a Trindade, Fernando de Noronha, Atol das Rocas e São Pedro e São Paulo. Também falamos sobre algumas ilhas costeiras como: Alcatrazes, Abrolhos, Arvoredo e Cagarras. 

A exposição visa mostrar a importância desses ecossistemas, assim como divulgar para o nosso público um pouco desses lugares incríveis e os trabalhos que são desenvolvidos em cada uma destas Ilhas.

Além da exposição Ilhas do Brasil,  teremos uma mostra de fotos de Ary Amarante, fotografo premiado, videomaker, instrutor de mergulho, fotografia e vídeo subaquáticos. A exposição conta com uma linda seleção de fotos do Arquipélago de Fernando de Noronha e do Arquipélago de São Pedro e São Paulo. 

Programação completa!

Aos finais de semana, teremos uma atividade educativa, que terá como objetivo fornecer uma melhor compreensão a respeito da distribuição das espécies nas ilhas, para toda a criançada! Às 14h, teremos uma apresentação de teatro de fantoche, onde os personagens Marcelinho e Luna desembarcam em uma ilha e aprendem um pouco sobre a importância de conservar esse lugar.  Contaremos, também, com o “AquaEduca – Ilhas pelo mundo”, projeto no qual educadores contarão como as ilhas são formadas, seus diferentes tipos e curiosidades sobre ilhas que têm destaque ao redor do mundo. 

E no dia 1º de dezembro, realizaremos no nosso lobby uma nova edição do nosso Tomando Ciência, dessa vez com a participação de todos estes parceiros! Imperdível! 

Não fique de fora!

Aqui no AquaRio, você aprenderá tudo sobre as ilhas oceânicas do litoral brasileiro, e irá se divertir muito em nosso circuito! Um programão para todas as idades! 

Clique aqui e garanta o seu ingresso!