Nova rotina no AquaRio durante a pandemia do COVID-19

Separar agora, para juntar depois!

Nosso propósito sempre foi levar a vida marinha até você através dos nossos projetos de Educação, Pesquisa e Conservação, agora mais do nunca, precisamos manter esse compromisso, mas de forma segura e respeitando o distanciamento social. Para mantermos esse compromisso, separamos e organizamos aqui um pouco da nossa nova rotina para que você fique atualizado sobre o dia-a-dia do AquaRio nesse cenário de pandemia do COVID-19. Confira! 🤓

Segurança em primeiro lugar

Pensando na segurança dos nossos colaboradores e visitantes, fechamos o Aquário Marinho do Rio para visitação no dia 16 de março e a grande maioria das equipes estão em casa nesse momento.

Continuam atuando in-loco no AquaRio apenas os times de Manejo e Sistema de Suporte à Vida em uma rotina diferenciada, com protocolos de segurança que iremos compartilhar com você. 🤳

Os times de Manejo e Serviço de Suporte à Vida são indispensáveis para a manutenção do bem-estar animal, seu principal objetivo é zelar pelas espécies marinhas – a maioria delas ameaçadas de extinção – que existem no maior aquário da América do Sul.

As medidas adotadas são:

  • As equipes que executam as rotinas de Manejo e de Sistema de Suporte À Vida no AquaRio foram divididas em 3 grupos – que não se encontram em nenhum momento – com o mínimo de colaboradores necessários para fazer as operações acontecerem.
  • Antes do inicio das atividades todos os profissionais envolvidos na escala do dia executam as normas de higiene, controle de temperatura corporal e preenchimento de documento sobre seu estado de saúde.
  • Os horários dos funcionários vão na contramão dos horários de pico, afim de diminuir o contato deles com outras pessoas nos trajetos casa-AquaRio e AquaRio-casa.
  • Ao fim de todos os dias uma reunião online ocorre para alinhamento dos processos executados no dia, para que todas as equipes estejam cientes do que está sendo feito.

Alimentação dos animais

Outro ponto bem importante para a gente é a alimentação das espécies marinhas. Durante o preparo da alimentação dos animais os colaboradores fazem uso de luvas e máscaras descartáveis, mantendo a distância de segurança recomendada. 💙

Na troca do cardápio de alimentação dos animais, todo protocolo de higiene é executado novamente com troca do EPI (Equipamentos de Proteção Individual). As botas que as equipes utilizam também são constantemente higienizadas, através de pedilúvio localizado antes da entrada nos setores.

Limpeza dos recintos e cuidados especiais

Os cuidados continuam nas rotinas diárias dos animais no AquaRio. Estamos executando o que é essencial, definido pela veterinária e equipe técnica responsável, e primordial para o bem-estar animal.

Sempre tivemos cuidados com os instrumentos usados em procedimentos alimentares e veterinários, mas neste período, os mesmos estão ainda mais rigorosos, tudo para garantir que os peixes, arraias, moreias e tubarões nem percebam que estamos passando por esse momento difícil. 😊🦈🐟🐠🦀🐙

Acreditamos que todo esse cenário repleto de desafios irá passar. Nesse momento precisamos manter o distanciamento social e aqui no Aquário Marinho do Rio precisamos manter a segurança do time de Manejo e Sistema de Suporte à Vida e garantir o bem-estar da vida marinha que abrigamos nesse equipamento incrível destinado à Educação, Pesquisa e Conservação. 🤜🤛

Bem-estar animal no AquaRio

Mais dúvidas sobre os procedimentos de bem-estar animal? Preparamos um vídeo no ano passado mostrando mais sobre esses procedimentos!

Deixe uma resposta