Fatos super interessantes sobre tubarões 🦈

Com o objetivo de conscientizar nossos visitantes sobre a importância dos tubarões,  o AquaRio preparou, em todo mês de julho, uma programação imperdível dedicada aos grandes predadores dos mares e oceanos, a Shark Week! No topo da cadeia alimentar, os tubarões são responsáveis pelo equilíbrio do ecossistema marinho. A sua possível extinção é um perigo que assusta ambientalistas e biólogos e pode gerar fortes consequências também aos seres humanos. Enquanto a Shark Week não chega, nos acompanhe aqui e fique sabendo um pouquinho sobre o universo dos tubarões! 🦈

Desvendando nossos amigos do mar

No AquaRio, nossos visitantes podem conhecer de perto algumas espécies de tubarões, como o tubarão mangona, tubarão leopardo e o tubarão galha-preta (entre outros). A equipe de educação no AquaRio trabalha diariamente para desmistificar as informações equivocadas que existem sobre esses animais. Você sabia que, na verdade, o tubarão é amigo do ser humano? A imagem de que os tubarões são inimigos deve ser desconstruída, pois, de fato, os seres humanos não estão no cardápio dos tubarões. O que acontece é que esses animais podem sentir curiosidade ao se aproximar de uma pessoa, ou também se sentirem ameaçados.

Super curiosidades sobre os tubarões!

Agora que você já sabe que os tubarões são nossos amigos, que tal conhecermos algumas curiosidades sobre esses incríveis animais? Separamos as cinco maiores curiosidades que recebemos dos visitantes sobre os tubarões para você ficar por dentro do universo marinho. Nos acompanhe aqui! 💙

1.  Os tubarões não têm nenhum osso, pois são peixes cartilaginosos.

2. Em geral, as fêmeas têm corpo mais robusto, para suportar as mordidas dos machos durante o acasalamento.

3.  O período de gestação de uma fêmea de tubarão grávida vai de cinco meses a dois anos, exceto os tubarões ovíparos cujo embrião se desenvolve em um ovo em um ambiente externo ao corpo da mãe.

4. Existem pelo menos 440 espécies de tubarões e novas espécies são descobertas o tempo todo, apenas 20% delas são maiores que um adulto humano.

5. Os dentes dos tubarões são recobertos com flúor, portanto de certa forma, eles têm seu próprio creme dental embutido.

Uau, a vida marinha é incrível, não é mesmo? E o universo dos tubarões é grandioso, nos deixando encantados e muito a fim de conhecer ainda mais! Você já teve a curiosidade de saber como é a chegada dos tubarões no AquaRio? Se liga nesse vídeo que produzimos com a chegada de alguns espécimes de tubarão-lixa! 

Saiba tudo sobre a vida marinha no AquaRio!

No AquaRio, você tem a oportunidade de ver de pertinho diversas espécies de tubarões, e também de muitos outros animais marinhos. Para nós, é extremamente importante que a biodiversidade marinha seja preservada, e acreditamos que através do conhecimento é que podemos cuidar e preservar. No maior aquário da América do Sul você encontra muito conhecimento, em uma sala de aula mágica e divertida! #VemProAquaRio

Clique aqui e garanta o seu ingresso para o AquaRio!