Você já deve ter reparado que, ao entrar no AquaRio, encontramos exposto um esqueleto de baleia-jubarte. Ela era uma fêmea com aproximadamente 10 anos de idade, 15 metros de comprimento e pesava 37 toneladas. Encalhou no dia 11 de agosto de 2014 em uma praia na zona oeste do Rio de Janeiro. Durante os meses de julho e novembro, as baleias jubartes migram do sul para o nordeste do Brasil para se reproduzir nas águas quentes dos trópicos e, assim, podem ser vistas na costa do Rio de Janeiro.
O diretor presidente do AquaRio, Marcelo Szpilman, foi quem teve a ideia de expor o esqueleto da baleia no lobby de entrada. No dia 11 de agosto de 2015, deu-se início ao processo de limpeza da ossada que demorou um ano para ser concluído. Logo após, o especialista Antonio Carlos Amâncio começou a osteomontagem do esqueleto para suspendê-lo no nosso lobby de entrada.
Um dos pilares do AquaRio é a educação ambiental por meio da conservação e pesquisa. O esqueleto exposto contribui para a educação, pois nos permite visualizar a grandiosidade do animal e ver, em detalhes, o formato de seus ossos. Incrível!
A Baleia-Jubarte
A baleia jubarte é chamada pelos cientistas de Megaptera novaeangliae, que significa “grandes asas da Nova Inglaterra” (local em que foi vista pela primeira vez). Possui um temperamento dócil e costuma saltar para fora da água deixando ⅓ do seu corpo visível e dando um show para quem assiste! Elas viajam para o norte durante o verão para se alimentar de krill (camarão minúsculo), que são encontrados nas águas geladas do ártico. Durante o inverno, nadam nas águas quentes dos trópicos e são, comumente, avistadas na costa do Brasil.
A sua pele é fina com aproximadamente 1 cm de espessura. Mas, logo abaixo de sua pele, as jubartes possuem uma camada espessa de gordura, para que possam suportar as longas viagens nas águas geladas do planeta.
O que fazer caso você aviste uma baleia encalhada
Como as baleias-jubarte migram para o norte para se reproduzirem entre os meses de julho e novembro, é muito comum avistá-las na costa brasileira durante esses meses. Com isso, os casos de baleias encalhadas podem ocorrer com maior frequência nessa época. Mas você sabe o que fazer caso isso aconteça? Aqui te daremos algumas dicas!
- A primeira atitude a se tomar é avisar as autoridades responsáveis com o maior número de informações possíveis, como foto e localização.
- Não permita a aproximação de animais domésticos, como cães e gatos.
- Mantenha a distância necessária para não se machucar e nem ferir o animal, pois ele pode estar assustado.
AquaRio e conservação
Quer saber mais sobre a baleia-jubarte, ver de pertinho o seu esqueleto e também aprender sobre mais de 350 espécies marinhas que vivem em nossos recintos? Garanta seu ingresso e conheça o Aquário Marinho do Rio! 👇🏾
Uma resposta
Sou fascinada em baleias. Muito bacana as informações sobre a espécie. Amei passear no aqua rio, excelente ideia de expor o esqueleto da baleia logo na entrada. Mexe com nosso imaginário. Show.