Mês das Mulheres no AquaRio

No AquaRio a igualdade de gênero é assunto sério! O mês de março é, historicamente, o mês que homenageia as mulheres pela sua luta. No início do século XX, mulheres que trabalhavam em fábricas reivindicavam seus direitos trabalhistas, pois tinham precárias condições de trabalho. A partir daí, o movimento tomou força, e a Organização das Nações Unidas oficializou, em 1975, o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. Além de todo o contexto histórico por trás dessa comemoração, o dia 8 de março é uma data para pensarmos na representatividade feminina em todos os setores. Por isso, o Aquário Marinho do Rio de Janeiro dedica todo o mês de março para falarmos sobre representatividade feminina, e convida todas as mulheres para pensarmos nesta causa juntos!

Mulheres na equipe do AquaRio

Não podemos falar sobre representatividade sem olharmos para as nossas equipes. No AquaRio, 47% do quadro de funcionários é composto por mulheres, e aqui as nossas embaixadoras têm voz! Um exemplo disso é o projeto Empodera Mulher, que está na sua terceira edição e visa empoderar as nossas embaixadoras com ações e atividades que promovem o bem-estar, sem deixar de lado o debate sobre questões atuais, já que o feminismo é um assunto presente no dia-a-dia. Valorizamos e acreditamos que a conservação dos oceanos pode unir causas!

“Comecei minha jornada trabalhando como voluntária desde a inauguração do aquário, fiquei como estagiária de manejo por dois anos e hoje sou tratadora aquarista e mergulhadora. Sou responsável pela quarentena, local onde recebemos novos peixes, cuidamos de animais recém nascidos (maternidade), tratamos de indivíduos que tenham alguma efermidade e também temos nossos experimentos científicos! Nosso trabalho é muito gratificante e importante para a conservação. Temos experimentos com corais, tubarões e raias (conseguimos reproduzir algumas espécies ameaçadas) além de muitos dados importantes para a biologia marinha. É Importante frisar que sempre priorizamos o bem estar animal através de uso de enriquecimento ambiental e técnicas de manejo. Me sinto muito orgulhosa de todo trabalho que produzimos aqui no AquaRio!”

Mariane Mendonça Gomes Silva

Tomando Ciência – Mulheres Unidas pela Conservação dos Oceanos

Abrindo as comemorações do mês da mulher, teremos uma edição pra lá de especial do Tomando Ciência – Mulheres Unidas Pela Conservação dos Oceanos. O Tomando Ciência é um evento que busca levar assuntos científicos para o público não especializado e estudantes, de forma descontraída e leve, acompanhado de uma boa cerveja. Nesta edição, teremos a presença de quatro convidadas de peso: Simone Oigman-Pszczol, diretora do BrBio, bióloga marinha, mergulhadora e integrante do movimento Liga das Mulheres pelos Oceanos; Fe Cortez, idealizadora do movimento Menos Um Lixo; Priscila Gonçalves Dias, bióloga e mestra em ecoturismo e conservação e Caroline Laaf, bióloga marinha, mergulhadora e supervisora de manejo do AquaRio. A banca de palestrantes é formada apenas por mulheres, que irão se unir para um debate sobre a conservação dos oceanos!

Mulheres na Dive Week do AquaRio

Entre os dias 16 e 22 de março irá acontecer a primeira edição da Dive Week no AquaRio, um evento voltado para o universo do mergulho! Será uma semana inteirinha com palestras, apresentações de mergulho e bate-papo sobre o mundo dos divers! E para reforçar o tema do mês das mulheres, teremos duas surpresas: em 2020, a Marinha do Brasil está comemorando 40 anos do ingresso de mulheres em suas equipes, e para celebrar esta data, no dia 16 de março a abertura da Dive Week será feita pela equipe de mulheres da Marinha do Brasil! Além disso, teremos a recordista sul americana de mergulho livre, Carol Schrappe, como embaixadora desse evento! Incríveis mulheres reunidas em prol da conservação marinha!

A ONU e a Igualdade de Gênero

A ONU preparou um plano de ação que abrange os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Essas ODS buscam concretizar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas.  Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. O AquaRio integrou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em suas ações e ativações, e para o mês da mulher visamos a ODS 5, que prevê a “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”. É uma importante ação para colocarmos em pauta a equidade desta causa!

“Sobre a luta diária de ser mulher e buscar a igualdade de gênero nos dias atuais: é fácil encontrar no google uma lista de grandes mulheres que deixaram importantes contribuições sociais, culturais e científicas à humanidade. Algumas ganham os holofotes da mídia – Que bom! Precisamos disso! Outras são heroínas que passam ao nosso lado e pela correria do dia a dia acabamos não percebendo. O nosso legado nesse mundo globalizado é imensurável.  Sim, nós podemos! A luta existe há anos e as conquistas são pontuais, a base de muito suor, lágrima e sorriso! Que continuemos unidas para garantir um desenvolvimento que satisfaça as necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras para satisfazer as suas próprias necessidades. Avante mulheres, avante vida!”

Nadja Oliveira – bióloga do Grupo Cataratas

Lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive na conservação dos oceanos!

Acreditamos que a conservação da biodiversidade marinha deve unir causas, e por isso queremos aproximar nossas visitantes do universo marinho. Que tal aproveitar para conhecer o maior aquário da América do Sul? Aqui mais de 26 pesquisas são realizadas em parceria com instituições parceiras, e temos os pilares de conservação, educação e pesquisa guiando as nossas ativações! São 28 recintos e quase 350 espécies de animais marinhos do Brasil e do mundo. #VemProAquaRio

Clique aqui e garanta o seu ingresso para o maior aquário da América do Sul!