Caranguejo Aranha: o Gigante do Mar Gelado!

No AquaRio, você faz uma viagem ao fundo do mar passeando por várias partes do mundo! Nessa aventura, os visitantes podem se deparar com animais da biodiversidade marinha brasileira e também conhecer espécies de diversas partes do planeta, como o caranguejo aranha gigante que vive em águas profundas do pacífico.

Podendo medir mais de 3 metros de comprimento e pesando quase 20 kg, o caranguejo aranha gigante é o maior artrópode de planeta! Ele é um dos animais do nosso circuito que mais desperta interesse nos visitantes. Para aumentar ainda mais esse sentimento, vamos contar algumas curiosidades sobre essa espécie pra você! Preparado? 😊

4 curiosidades sobre o caranguejo aranha gigante! 🦀

1- Eles trocam de roupa! 

Não ache que esses animais são loucos por moda! Na verdade, estes invertebrados possuem exoesqueleto, em outras palavras, seu esqueleto fica fora do corpo. Assim, para crescer eles trocam de “roupa”, ou seja, mudam seu exoesqueleto de tempos em tempos. Este processo é chamado de ecdise! Quanto mais jovem mais mudas estes animais fazem, mas não se sabe ao certo quantas mudas realizam ao longo da vida.

Para entender melhor como funciona a ecdise/muda assista o episódio de Em Casa com AquaRio! 👇🏼

2– Eles ficam mais próximos da superfície em época de reprodução!

Quando você pensa em caranguejo provavelmente deve pensar neles em um manguezal, não é mesmo? Porém, essa espécie na fase adulta é encontrada no mar entre 100 a 200 metros de profundidade, com exceção do período de reprodução que leva esse animais a irem para mais próximo da superfície.

Durante a reprodução, os caranguejos gigantes passam a maior parte do tempo em águas mais rasas, por volta de 50 metros de profundidade. O acasalamento ocorre apenas uma vez por ano, no início da primavera, de janeiro a abril. Uma fêmea pode ter cerca de 1,5 milhão de ovos, elas carregam ovos fertilizados presos aos apêndices abdominais até que pequenas larvas planctônicas eclodem. A duração do nascimento é de cerca de 10 dias. 

3- Ele vive no mar gelado! 🥶

Frio é uma coisa que não incomoda o caranguejo aranha gigante! Como falado anteriormente ele vive em águas profundas. Devido a baixa luminosidade desse local, essas águas chegam a cerca de 10° graus de temperatura. Muito gelado! No nosso circuito, o tanque dele é o mais frio de todos, mantemos essa temperatura e a luminosidade baixa para garantir o seu bem estar.

4- Quase entraram em extinção! 😕

O caranguejo-aranha-gigante é considerado iguaria! Eles são muito consumidos e por conta da sobrepesca, esses animais quase chegaram a extinção. Para proteger essa espécie, o Japão, criou o período de defeso, momento em que as atividades de pesca são proibidas ou controladas para diminuir os impactos causados ao animal.

Conheça mais sobre o caranguejo aranha gigante no Em Casa com AquaRio!

Agora você conhece um pouco mais sobre o caranguejo aranha gigante! 😄 Gostou das curiosidades? Apesar dessas informações, existem poucos estudos científicos sobre essa espécie. Por isso é importante ter esse animal próximo de um time de Educação e Biologia tão dedicado como o do AquaRio! Isso aumenta a produção de estudos e pesquisas que ajudam a comunidade científica a conhecer mais o animal.

Se quiser aprender um pouco mais sobre essa espécie de caranguejo e entender um pouco melhor o trabalho do nosso time, assista o episódio de AquaRio Ao Vivo! 👇🏼

Que tal testar seus conhecimentos sobre o Caranguejo Aranha Gigante?

#1. Assim como a maioria dos artrópodes, o caranguejo aranha gigante também precisa trocar de exoesqueleto de tempos em tempos. Qual o nome desse processo?

Ecdise é o nome dado ao processo de troca do exoesqueleto.

#2. Os caranguejo aranha gigante vivem no mar em profundidades que variam entre 100 a 200 metros. Você sabe em qual costa marinha mais se encontra essa espécie?

O caranguejo aranha gigante é encontrado na costa do Japão e de Taiwan!

#3. Apesar da aparência primeiramente assustadora dos caranguejos gigantes, eles são inofensivos e não costumam caçar o próprio alimento. Como é a alimentação da espécie?

O caranguejo aranha gigante é onívoro, se alimenta de vegetais e de restos de animais mortos.

#4. Quanto tempo aproximadamente costuma viver um caranguejo aranha gigante?

O caranguejo aranha gigante costuma viver aproximadamente 100 anos!

finish

Results

Parabéns! Você sabe tudo sobre o caranguejo aranha gigante! 🥳
Que tal aprender um pouco mais sobre o caranguejo aranha gigante e outros animais marinhos nas nossas redes? 🙂

Conheça essas e outras espécies no Aquário Marinho do Rio! 🐙

Venha conhecer o AquaRio com segurança e desconto para moradores do estado do Rio de Janeiro! A campanha Redescubra o Rio vai até dia 30 de setembro. Garanta seu ingresso pela compra online!  👇🏾

Clique aqui e garanta seu ingresso para o maior aquário marinho da América do Sul!