Dia da Terra: reescreva o amanhã

Neste dia 22 de abril, o AquaRio te convida a reescrever o amanhã

Hoje o dia é todinho dela! Tome uma atitude correta a favor da única casa que temos pra viver, a Terra. 

Em 1970 o senador norte-americano Gaylord Nelson iniciou uma agenda ambiental e reuniu milhares de estudantes no dia 22 de abril para fazerem uma manifestação, gerando uma grande pressão social no governo americano. O movimento deu tão certo que os EUA criaram a Agência de Proteção Ambiental e diversas leis que visam proteger o meio ambiente. 

A Terra tem pressa e pede socorro mas… Você sabia que alguns fenômenos, como o aquecimento global, são naturais e aconteceram diversas vezes no planeta ao longo de bilhões de anos? De maneira equilibrada, a temperatura sobe e desce, assim como as geleiras derretem e voltam a congelar. 

O principal responsável por essas mudanças climáticas é o CO2, um gás que é liberado naturalmente através da respiração dos seres vivos, por exemplo.

Mas por que é importante falar sobre aquecimento global nos dias de hoje se é algo natural? 

A Era do Homem

Vivemos na Era do Homem, o Antropoceno, onde nossas más ações têm gerado impactos que podem ser irreversíveis! Através da queima de combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas, o ser humano tem emitido cada vez mais quantidades de CO2 na atmosfera, acelerando esse fenômeno de forma descontrolada.

O ser Humano também pode ser colocado na lista dos grandes responsáveis pelo desaparecimento dos peixes no Oceano, dados informam que em 2050 haverá mais plástico do que peixes nos oceanos! Isso porque nosso uso exagerado de material descartável poucas vezes é reutilizável e dificilmente é reciclável. O plástico ameaça a vida dos animais marinhos todos os dias, pedaços de lixo que se unem e são levados pelas correntes marinhas formam Ilhas de Lixo, no oceano Pacífico, uma dessas ilhas tem o tamanho estimado em três vezes a França! 

Pedaços de plástico são armadilhas para a vida marinha, e ao longo do tempo vão ainda se quebrando e diminuindo de tamanho, tornando-se o que chamamos de microplástico, e entram na cadeia alimentar, os animais, sem querer ou saber, passam a ingerir esses pequenos pedaços que vem posteriormente parar em nossa mesa.

Outra grande ameaça à vida marinha é a Sobrepesca e a maneira como ela acontece. Quando uma espécie é pescada em grande quantidade e mais rápido do que ela consegue se reproduzir os danos ao meio ambiente podem ser irreparáveis. A pesca de arrasto por exemplo, é a que traz mais malefícios, puxa-se uma rede gigante, na qual cabem 13 aviões jumbos, por todo o fundo, por onde ela passa não sobra nada!

Guia de Bolso

Atenção, hoje é dia de comprar peixe fresquinho? Então se atente a esta lista! Separamos para você algumas das espécies que estão ameaçadas de extinção e que você não pode consumir! Além de algumas delas deixarem poucos filhotes a cada gestação, boa parte ainda carrega em sua carne metais traço (pesados) a maioria deles, nós mesmos estamos despejando em nossos oceanos todos os dias.

  • PARGO
  • CHERNE-VERDADEIRO
  • CHERNE-POVEIRO
  • ATUM-AZUL
  • MARLIM-AZUL
  • CAÇÕES (todos são tubarões)
  • RAIAS
  • GAROUPA-VERDADEIRA
  • AGULHÃ-BRANCO
  • MERO
  • BADEJO-AMARELO
  • BADEJO-QUADRADO

O futuro que queremos

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou que o período de 2021-2030 será a “Década da Restauração dos Ecossistemas” e o consumo responsável é uma excelente escolha. Antigos hábitos não cabem mais nos dias atuais. A situação do planeta ainda é reversível, adote práticas sustentáveis no seu dia a dia. Sua escolha faz a diferença, seja parte da solução!

Quer saber como começar a diminuir seus hábitos de consumo e adotar práticas sustentáveis a favor da conservação do nosso planeta? O circuito do AquaRio está inteirinho dedicado ao consumo consciente. Venha fazer parte dessa campanha a favor da nossa casa. 

5 coisas para você se conscientizar durante a Campanha Reescreva o Amanhã no AquaRio:

  • Desligar a luz quando sair do cômodo 💡
  • Fechar a torneira para escovar os dentes e se ensaboar 🚰
  • Diminuir o consumo de carne 🥩
  • Preferir o que se pode reutilizar, como canudos de inox e ecobags♻️
  • Utilizar mais o transporte coletivo ou a bicicleta🚴

Embarque nesse propósito com a gente

Isso tudo e muito mais! O AquaRio combina Educação, Pesquisa e Conservação. Durante o circuito você terá contato com diversas sinalizações e vídeos com intuito de alertar sobre a importância do consumo consciente para a preservação do meio ambiente.

Quer vir conosco? Clique no link abaixo e venha visitar o AquaRio!

Quero reescrever o amanhã🌳