As raias são peixes cartilaginosos, parentes próximos dos tubarões. Elas têm o corpo achatado e com movimentos suaves e elegantes das nadadeiras que lembram asas, nadam como se “voassem” dentro d’água. São animais incríveis e importantes para o equilíbrio dos oceanos, mas muitas espécies enfrentam sérias ameaças, como a pesca predatória e a destruição de seus habitats.
Aqui no AquaRio, temos orgulho de abrigar e cuidar de diversas espécies de raias. Além disso, conquistamos reproduções inéditas em ambiente controlado, reforçando nosso compromisso com a pesquisa, a educação ambiental e a conservação da vida marinha.
Raia-borboleta (Gymnura altavela)

Considerada em perigo globalmente e criticamente ameaçada no Atlântico Sudoeste, essa espécie sofre grande impacto da pesca e tem muita dificuldade em se recuperar na natureza. O AquaRio foi o primeiro lugar no mundo a conseguir a reprodução da raia-borboleta em ambiente controlado, um marco importante para a conservação dessa espécie tão vulnerável. Até hoje, nenhum outro aquário no mundo conseguiu reproduzi-la!
Raia-ticonha (Rhinoptera bonasus)

Essa espécie costuma formar grandes cardumes próximos à costa, nadando perto da superfície. Também tivemos reprodução bem-sucedida dessa espécie aqui no AquaRio — um passo importante em prol da pesquisa e conservação marinha.
Nossas duas filhotes dessa espécie acabaram de completar 1 ano de idade!
Raia-manteiga (Dasyatis hypostigma)

A raia-manteiga é encontrada geralmente próxima ao fundo do mar, onde se alimenta de pequenos animais que vivem enterrados na areia. Sua coloração ajuda na camuflagem, tornando-a quase invisível ao se enterrar para descansar ou se proteger.
Raia-viola (Pseudobatos percellens)

Essa espécie está gravemente ameaçada pela pesca de camarão que causa a sua captura acidental durante os arrastos. Por viver em fundos arenosos, acaba sendo levada por engano junto com outras espécies. Seu corpo alongado lembra o de um tubarão, o que ajuda a afastar predadores naturais.
Raia-chita (Aetobatus narinari)

Facilmente reconhecida pelo dorso escuro com manchas brancas, a raia-chita vive em águas costeiras e costuma nadar próxima à superfície. Ela se alimenta de crustáceos, polvos e pequenos peixes, e pode dar à luz até quatro filhotes por gestação. É possível encontrá-la também em partes do litoral brasileiro.
Raia-prego (Hypanus americanus)

Vive em fundos arenosos e possui uma espinha serrilhada bem desenvolvida, capaz de causar uma laceração dolorosa se usada como defesa. Durante o dia, prefere ficar enterrada na areia, saindo apenas à noite para caçar pequenos animais.
Raia-sapo (Myliobatis goodei)

Comum em todo o oceano Atlântico, inclusive no litoral carioca, a raia-sapo é uma espécie ameaçada de extinção.
Ela se alimenta principalmente de animais que vivem próximos ao fundo do mar, ajudando a manter o equilíbrio do ecossistema.
Cuidar para conservar
Cada nascimento e cada nova descoberta sobre as raias aqui no AquaRio, reforça nosso papel como centro de conservação com e pesquisa marinha. Esses animais encantam pela beleza e pelo movimento delicado, mas também nos lembram da importância de proteger os oceanos e suas espécies para as futuras gerações.
Vem conhecer essas e muitas outras espécies marinhas no AquaRio!
📍 Local: AquaRio – Praça Muhammad Ali, Gamboa, Rio de Janeiro – RJ
🕘 Funcionamento:
Segunda a sexta: 9h às 17h (última entrada às 16h)
Sábados e domingos: 9h às 18h (última entrada às 17h)
🎟️ Ingressos pelo site: CLIQUE AQUI