Dia Mundial da Vida Selvagem!

Aqui no AquaRio não deixamos passar nenhuma data, principalmente se ela tem alguma relevância sustentável para fazer do mundo um lugar melhor. E hoje, dia 3 de março, é comemorado o Dia Mundial da Vida Selvagem.

Dia Mundial da Vida Selvagem

O Dia Mundial da Vida Selvagem, criado pela ONU, têm como objetivo celebrar a diversidade de fauna e flora existente no planeta e também de conscientizar sobre os benefícios que sua conservação proporciona às pessoas.

A fim de aproximar os eventos dos 17 objetivos Desenvolvimento Sustentável lançados pela própria ONU, o Dia da Vida Selvagem é baseado na meta 15: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade. O tema do World Wildlife Day 2020, “Sustentando toda a vida na Terra”, abrange todas as espécies de animais e plantas selvagens como componentes da biodiversidade, e ressalta a importância de sua conservação. Para celebrar essa data, nós escolhemos lembrar uma das nossas maiores vitórias, a reprodução de animais que estão na lista vermelha de espécies ameaçadas.

A Força da Pesquisa

Sendo sempre centro de educação, pesquisa e conservação, nós conseguimos ser pioneiros na reprodução da espécie Gymnura altavela no ano de 2019, chegando ao sucesso reprodutivo de cinco filhotes atingindo a maturidade sexual. A espécie popularmente conhecida como Raia-borboleta é nativa do litoral brasileiro e no momento encontra-se criticamente em perigo pela lista vermelha de espécies ameaçadas, produzida pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Além disso, no ano passado, o AquaRio recebeu da AZAB (Associação de Zoológicos e a Aquários do Brasil) o certificado de Padrinho do Tubarão-lixa. Este tubarão pode ser encontrado nas regiões litorâneas do Oceano Atlântico e possui hábito bentônico – isto é, tem o costume de viver, se alimentar e inclusive permanecer parado no substrato. Por seu comportamento mais tranquilo, o Tubarão-lixa acaba se tornando um alvo fácil para pescadores, o que o coloca em risco de extinção. Pela IUCN Red List of Threatened Species (Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza), a sua espécie está classificada como quase ameaçada, porém dados nacionais do ICMBio a classifica como vulnerável.

Venha Conhecer Nossos Animais!

Agora que você conhece um pouco mais do nosso trabalho, que tal conhecer ele de perto? Não deixe pra depois, venha logo visitar nosso espaço cheio de vida, pesquisa e diversão!

CLIQUE AQUI E COMPRE SEU INGRESSO