Primeira Dive Week no AquaRio

Experimentar um novo mundo, se conectar mais com a natureza e se dispor a novas aventuras, em outras palavras, mergulhar! Pensando na maravilha que é essa prática, o AquaRio vai promover a primeira Dive Week.

Durante toda a semana receberemos grandes nomes do mergulho para palestras, bate-papos e apresentações de mergulho dentro do nosso grande tanque. O tema dessa edição de estréia seráMulheres Unidas Pela Conservação dos Oceanos” e teremos como embaixadora do evento a recordista sul americana de mergulho livre, Carol Schrappe. Se você tem interesse ou é apaixonado por mergulho, confere só o que vem por ai!

Atenção: evento cancelado!

Infelizmente, em função do avanço da COVID-19, o novo Coronavírus, e alinhado às diretrizes dos poderes públicos Estadual e Municipal, o evento “Dive Week”, que ocorreria entre os dias 16 e 22 de março, foi cancelado. A saúde e segurança dos nossos funcionários e visitantes são nossa prioridade. Pedimos desculpas pelo transtorno e informamos que entraremos em contato com quem já adquiriu os passaportes para o reembolso. Para maiores informações, por gentileza entrar em contato através do e-mail [email protected]

Carol Schrappe, a embaixadora da Dive Week

Além de 14 vezes recordista sul americana, Carol Schrappe é mãe, atleta, fisioterapeuta, instrutora trainer de mergulho livre e scuba, mergulhadora técnica e de caverna, palestrante motivacional, está entre as top 10 mergulharas mundiais e entre seus vários recordes está 100m sem respirar.

Marinha do Brasil celebra 40 anos do ingresso de mulheres na Força e faz a abertura da Dive Week no AquaRio

A Marinha do Brasil celebra, no ano de 2020, 40 anos da entrada de mulheres na Força. E para celebrar esta data, é com muito orgulho que teremos a equipe feminina da Marinha realizando a abertura da Dive Week no AquaRio, no dia 16 de março! Elas irão realizar uma visita guiada em nosso circuito para conhecer o maior aquário marinho da América do Sul. Junto com a embaixadora da Dive Week, Carol Schrappe, a visita da equipe de mulheres da Marinha do Brasil dá visibilidade ao tema Mulheres Unidas Pela Conservação dos Oceanos, e no Mês da Mulher no AquaRio, queremos que todas as mulheres sintam-se representadas!

Passaporte Dive Week: saiba tudo sobre o universo dos divers!

Entre os dias 20 e 22 de março, teremos um final de semana de imersão no universo do mergulho: serão três dias com palestras, apresentações e rodas de conversa sobre o mundo dos divers! Iremos receber diversos palestrantes, que irão falar desde Mergulho Científico à Como se Tornar um Profissional SDI. Com o passaporte para a Dive Week no AquaRio, você terá a oportunidade de compreender tudo sobre o mergulho. Quer saber quem são os palestrantes? Acompanha aqui:

Ary Amarante

Fotógrafo, professor de fotografia, impressor fine art, instrutor de mergulho autônomo há mais de 25 anos, com especialização em fotografia subaquática, onde conquistou diversos prêmios, com mais de cem matérias publicadas em revistas, e com suas fotos publicadas em uma dezena de livros, sendo 3 deles autorais; além de foto sub, Ary ministra aulas de fotografia em geral, de vídeo sub, vida marinha e edição de imagens de foto e vídeo. Autor da exposição “Ilhas Brasileiras”

Palestra: Fotografia Subaquática: diferente, educativa e emocionante

Um pouco sobre história da foto sub, suas diferenças pra foto convencional “seca”, e fotos dos mais variados estilos, desde as pequenas criaturas na foto macro, passando por recifes de coral, naufrágios, criaturas exóticas, tubarões, raias, e fotos de artísticas em piscinas. 

Eduardo Teixeira

Instructor Trainer Evaluator da SDI/TDI. Mergulha desde 1993.  Atualmente é o presidente da International Training Brasil. 

Palestra: Como Tornar-se um Profissional SDI/TDI? 

A palestra mostrará como uma pessoa pode se tornar um instrutor de mergulho por nossas agências a SDI, TDI, ERDI e PFI, e ainda como tornar-se um instrutor de Primeiros Socorros.

Carol Schrappe

Carol é mãe, Instrutora Trainer de Mergulho Livre e Scuba, além de Atleta 14x recordista Sul-americana, ainda é Fisioterapeuta de formação. É mergulhadora técnica e mergulhadora de caverna, além de Palestrante motivacional. Carol investiu muito em sua formação, deste 1999, para chegar até aqui. Muito Ativa no mergulho livre, participa com frequência de treinamentos e competições Internacionais, pois se mantém entre as TOP 10 mundial. Nestes lugares é que tem conquistado e trazido para o Brasil importantes recordes de profundidade, sua paixão, em diferentes disciplinas competitivas. 

Palestra: Os desafios de Mergulhar fundo, somente com o ar dos pulmões.

Carol conta como é planejar, treinar e executar um mergulho livre a baixo dos 100m de profundidade. Os desafios com a segurança em aguas tao profundas e todos os diversos treinamentos e adaptações do organismo até chegar a este nível. Sempre muito positiva, desafiadora, realista e com muita segurança envolvida.

Palestra: O Mergulho Livre – A arte de mergulhar sem respirar!

Carol nos conta o que é o “mergulho livre” ou ‘Freediving” como é mais conhecido mundialmente. Como funciona o mergulho em apneia, onde podemos utilizar e praticar, e como podemos treinar o corpo para irmos além.

Fotos e videos das diversas possibilidades desde tipo de mergulho, do divertimento ao alto desempenho.

Milton Marinho

PADI Course Director, mergulhador desde 1985. Se formou Divemaster pela PADI em 1992 e Instrutor PADI em 1993, desde então atuando no Mercado de Mergulho do Sul, Sudeste, Centro Oeste, Nordeste do Brasil, além de trabalhos no Caribe, EUA e Europa. Também fundou o Alliance IDC para ajudar o desenvolvimento do mercado de mergulho em um nível de cooperação entre grandes centros de mergulho. Tem o reconhecimento da PADI como Course Director Frequent Trainer – Categoria Gold 2011 e 100 certificações de mergulho emitidas em 2011.

Palestra: Como Se Tornar Um Profissional PADI.

Stavros Silva

Responsável pelo programa de formação de Instrutores de Mergulho Autônomo da PADI. É instrutor Trainer EFR, e responsável pelo curso de formação de Instrutores de  Primeiros Socorros – RCP. Instrutor DAN (Curso de Provedor de Oxigênio em Emergências), instrutor de mergulho técnico DSAT, instrutor trainer de especialidades PADI, membro da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA e Coordenador de Qualificação e Desenvolvimento. 

Palestra: Uma breve apresentação sobre o mergulho TecRec PADI.

Uma palestra sobre: o que é mergulho técnico. Vamos bater um papo e explicar para o grande público sobre o mergulho técnico e suas vertentes.

Tomáz Brito

Médico Anestesista com
Residência Médica no Hospital Naval Marcílio Dias da Marinha de Guerra, Curso de Medicina Hiperbárica no CIAW da Marinha e na Universidade da Carolina do Sul (EUA), membro da UHMS (Undersea & Hyperbaric Medical Society), Cursos de Qualificação em Avaliação Médica de Mergulhadores da UHMS, ex-Presidente da SBMH (Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica), Pós Graduado em Medicina do Exercício e do Esporte pela PUC-RJ e Médico do Trabalho. Atualmente, Secretário da Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte do Rio de Janeiro, Médico Anestesista no Hospital Universitário Gaffrée e Guiné da Unirio, Diretor-Médico da OHB-RIO Clínica Hiperbárica no Hospital Adventista Silvestre, Diretor-Médico da LOX Hiperbárica Mergulho Ocupacional, atuando no atendimento à mergulhadores profissionais e Médico dos(as) mergulhadores(as) do AquaRio.

Palestra: A história da medicina no mergulho.

Paulo Boneschi

Com graduação em engenharia e pós graduação na área de gestão qualidade (FGV-RJ), formou-se mergulhador profissional raso em 1982, na Subaquática Engenharia. Em 1986 começou a trabalhar como instrutor de mergulho (CMAS) no Argonauta (RJ) até 1990. Em 1991 fundou a Océan Centro de Mergulho, que é um PADI 5 Star IDC Dive Resort. Em 2017 crou a Fix Air, uma unidade de negócios da Océan voltada para projetos, instalação e manutenção de sistemas de ar respirável.

Palestra: Qualidade do Ar de Mergulho – Entendendo os Limites. 

O mergulho como um todo, recreativo, comercial e militar, evoluiu de forma extraordinária nos últimos anos, seja do ponto de vista das técnicas de mergulho como também dos equipamentos envolvidos. Porém uma parte do processo remonta dos primórdios da atividade: a recarga dos cilindros. A realidade é que poucos (muito poucos) se preocupam realmente com a qualidade do ar fornecido ou consumido e isso tem uma origem: a desinformação. Nesta palestra vamos apresentar quais são os indicadores de qualidade do ar definidos pelas normas brasileiras e internacionais, as formas atualmente disponíveis para verificar estes parâmetros, quais os cuidados básicos que os operadores de mergulho devem tomar para garantir a qualidade do ar fornecido e como os mergulhadores podem ajudar neste processo.

Marcus Vinicius

Oficial Superior da Marinha de Guerra. Encarregado da Divisão de Perícias Médicas da Força de Submarinos em 2001. Membro da Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica desde 2002. Instrutor do Centro de Instrução da Marinha de 2003 a 2007, nos cursos especiais de formação em Medicina Hiperbárica, Oxigenoterapia e Acidentes de Mergulho para médicos, enfermeiros, mergulhadores e supervisores de mergulho (civis e militares). Instrutor do Curso de Mergulho em Operações Especiais da Marinha de 2003 a 2007. Perito junto ao Ministério do Trabalho sobre acidentes de mergulho em 2006. Foi instrutor do 1º Curso de Medicina Hiperbárica para médicos civis no Rio Grande do Sul em 2006. Membro Regular da “Undersea and Hyperbaric Medical Society” desde setembro de 2006. Atualmente exercendo a função de Presidente da Junta Superior de Saúde em Atividades Especiais no Centro de Perícias Médicas da Marinha do Brasil. Médico Perito da empresa Acquamed (perícia e controle periódico de mergulhadores civis que atuam em plataformas e navios de apoio das mesmas ou atividades subaquáticas).

Palestra: Mergulho Militar. 

Beto Bormann

Beto Bormann é biólogo marinho e trabalhou bastante tempo na área ambiental. Em paralelo é instrutor de mergulho autônomo desde 2004. Há alguns anos se afastou da carreira na biologia e se dedicou somente à fotografia e filmagem, que era apenas um hobby. Nesse momento, fundou com seus sócios a produtora Peixe Voador, onde vem desde então sendo especialista em imagem aéreas e subaquáticas, além de filmar para cinema, tv, publicidade e dirigir fotografia de vários produtos. Com alguns destes produtos, tem viajado o mundo em busca da vida selvagem marinha, animais ameaçados de extinção, considerados ameaçadores.  

Palestra: As Dificuldades de Filmar Vida Selvagem no Mar.

Thiago Somera

Thiago começou a mergulhar em 1994, mas desde que se entende por gente sempre foi apaixonado pela vida subaquática, principalmente a marinha. Durante muitos anos se dedicou também ao aquarismo e se graduou em Biologia. Profissional do mergulho desde 2008, hoje detém a certificação de Instructor Trainer TDI e FRTI e Course Director SDI. Também é instrutor IANTD e Master Instructor pela PADI. Já formou mais de 1.000 alunos em sua carreira. Na Keep Diving, além sócio proprietário, atua ativamente no ensino de mergulho técnico e Sidemount além de ser o responsável pela formação profissional da Staff.

Palestra: Mergulho em Carverna – Conhecendo o Ambiente.

Vamos desmistificar o mito de que mergulho em caverna é a atividade mais perigosa do mundo! Através de técnicas básicas, um bom mergulhador poderá se aventurar nos ambientes mais inexplorados do mundo, desde que tenha o conhecimento adequado.

Palestra: Sidemount – Uma Nova Configuração Que Existe Desde a Década de 60! 

A montagem lateral dos cilindros substitui a tradicional montagem nas costas! Amplamente utilizada por exploradores de caverna desde a década de 60, o mergulho de configuração lateral vem ganhando muitos adeptos e novas utilizações nos mais diversos ambientes.

Maurício Carvalho

Biólogo formado pela Universidade de Brasília. Iniciou-se no mergulho em 1980 pelo YG – RJ. Instructor Trainer IT#5142, participando da PDIC desde sua fundação. Instrutor de mergulho técnico pela IANTD. Instrutor de mergulho PADI Nº 192600. Autor do livro Técnicas Avançadas de Mergulho PDIC.

Palestra: Naufrágios do Brasil.

Pedro Paulo Cunha

Atuando profissionalmente desde o início da década de 90, Pedro Paulo Cunha já teve fotos publicadas em revistas no Brasil e no exterior. Trabalha principalmente com mergulho e viagem, fotografando desde paisagens e vida animal, até modelos. Pedro Paulo já fotografou em mais de 30 países e mergulhou na maioria deles. Foi um dos primeiros fotógrafos subaquáticos do Brasil, já tendo atuado para algumas das principais publicações desse mercado.

Palestra: A História do Mergulho.

Rodrigo Thome

Instrutor de mergulho desde 1997, Rodrigo dedicou sua vida aos oceanos. Após muitos anos ensinando pessoas a mergulhar e fotografando o mar e seus habitantes, começou a se dedicar a realizar produções audiovisuais conectadas com o mar. Foi fotógrafo e apresentador de Grutas e Cavernas (Canal Off – 2014); co-dirigiu, fotografou, produziu e apresentou Uma Aventura no Alasca (Canal Off – 2014); fotografou as imagens aéreas do Slackline (Canal Off – 2013); dirigiu fotografou e foi personagem especial em Galápagos (Fantástico – 2013); co-dirigiu, produziu e fotografou sobre a construção do AquaRio para o Caldeirão do Huck (2014-2016); co-dirigiu e fotografou Aguas Selvagens (Canal Off – 2015); dirigiu, fotografou e produziu Ameaçados (Canal Off – 2016); dirigiu fotografou e produziu um especial para o Caldeirão do Huck sobre a Ilha Trindade e a primeira comandante mulher do posto avançado da Marinha nesta distante ilha.

Palestra: Mergulho com Tubarões.

Confira a programação!

Nosso evento começará dia 16 de março, com a equipe feminina da Marinha junto a embaixadora do evento, Carol Schrappe, realizando a abertura da Dive Week no AquaRio com uma visita guiada em nosso circuito. E de segunda a domingo, às 13h30, teremos o Bate-papo com Mergulhador, onde será apresentado objetos utilizados para o bem-estar e alimentação dos animais no tanque oceânico. Além disso, a partir de sexta começa nosso ciclo de palestras, confira a programação:

Dia 1 – (20/03)

10h – Recepção dos Inscritos

10h30 – Mergulho de demonstração Carol Schrappe

11h30 – Mergulho de demonstração do Sidemount Razor

Intervalo

14hComo se tornar um profissional PADI?

15h30 – Mergulho Militar

16h30 – A História da Medicina do Mergulho

Dia 2 – (21/03)

10h – Recepção dos Inscritos

10h30 – A História do Mergulho

11h30 – Fotografia Sub

Intervalo

14h – A Importância da Qualidade do Ar Respirável

15h30 – Mergulho Livre: A Arte de Mergulhar Sem Respirar

16h30 – Como Tornar-se Um Profissional SDI

Dia 3 – (22/03)

10h – Recepção dos Inscritos

10h30 – Mergulho com Tubarões

11h – As Dificuldades de Filmar a Vida Selvagem no Mar

11h30 – Sobre o Mergulho TEC REC

Intervalo

14h – Naufrágios do Brasil

15h30 – Mergulho em Caverna

16h30 – Mergulho Livre: A Carreira de Uma Recordista

Venha saber tudo sobre mergulho na Dive Week!

Que tal conhecer o maior aquário marinho da América do Sul e ainda ficar sabendo tudo sobre mergulho na Dive Week. Garanta seu passaporte e ganhe um livro do biólogo Marcelo Szpilman. Além disso, você pode concorrer a uma flutuação no AquaRio! 🥽