No dia 27 de janeiro, o mundo todo comemorou o Dia da Proclamação Universal dos Direitos Animais, e é claro que o Maior Aquário Marinho da América do Sul não ia ficar de fora dessa. Como muitos já sabem, aqui temos pesquisa, educação e conservação, tudo isso sem deixar de lado o bem-estar dos nossos peixes! Querem saber como fazemos isso? Continue aqui com a gente 👉
Começando pelo circuito, quem visita o AquaRio pode se deparar com alguns mergulhadores pelo Grande Tanque Oceânico… você já deve ter parado, observado e não ter entendido muito do que estava rolando ali, certo? Mas, calma! Vamos te contar:
Nossos biólogos e tratadores fazem o acompanhamento diário dos animais, isso inclui o enriquecimento e o condicionamento… já ouviu falar?! Não? Nós te explicamos.
Como funciona o enriquecimento?
O enriquecimento é uma proposta para mudar a rotina do animal, técnicas como o “target” são usadas para isso, a tratadora do AquaRio Caroline Laaf explica o que é: “ele pode ser qualquer objeto que o animal identifique que ele tem que tocar/ que ele esteja sendo chamado para mudar de posição. Conseguimos essa resposta associando o objeto à alimentação, colocando o objeto na água ao mesmo tempo que a alimentação vai. Com um tempo você pode usar o objeto para manipular o animal de acordo com os exames que ele irá realizar, conseguindo colocar, por exemplo, um tubarão dentro de uma maca”.
Sabe o melhor de tudo? Esses procedimentos são realizados sem captura e sem estresse para o animal! E é por isso que recebemos o certificado de bem-estar animal que garante o respeito na manutenção e no manejo dos animais, olha só:
Quer saber mais sobre como melhoramos o dia dos nossos animais?! Veja nosso vídeo:
Gostou de saber dessa novidade?! Então clique aqui e #VemproAquaRio
4 respostas
Parabéns nossos animais merecem todo o cuidado e carinho do mundo!
Parabéns a todos os nossos animalzinho eles merece todo cuidado e respeito.
Sds um dia eu volto.
Parabéns a todos os nossos animalzinho eles merece todo o nosso cuidado.