Projeto Ilhas do Rio 🏝

Em um fim de semana, você sai para ir à praia com sua família, decidem ir à Ipanema e, quando chegam, sentam em um quiosque na beira da praia. Você olha para o horizonte enquanto bebe água de coco bem geladinha, sem canudo plástico, e pensa: o que será que tem naquelas ilhas bem ali? 🏝

Calma, o AquaRio te explica, ou melhor, o Projeto Ilhas do Rio em parceria com o AquaRio te explica: em uma exposição exclusiva sobre suas linhas de pesquisa no Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MoNa Cagarras),  o projeto vem ao Maior Aquário Marinho da América do Sul para mostrar o que têm nessas ilhas misteriosas…🧐

O MoNa Cagarras fica a 4 km da praia de Ipanema e é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral Federal desde 2010, administrada pelo ICMBio e abrange as ilhas Cagarra, Palmas, Comprida e Redonda, além das ilhotas Filhote da Cagarra e Filhote da Redonda.

“A mostra traz fotografias da biodiversidade marinha e terrestre das ilhas e do entorno, passando por um panorama inédito do litoral carioca e sua representatividade para a preservação ambiental, contextualizando a importância das Unidades de Conservação. Além das fotos, você poderá ver uma maquete g-i-g-a-n-t-e em 3D confeccionada em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e animais da coleção zoológica do Museu Nacional, coletados no arquipélago, apresentando espécies endêmicas e raras para a ciência”, contou pra gente a gerente de mobilização social do projeto Ilhas do Rio.

O projeto também pensou nas crianças! 👉

Elas terão a experiência lúdica de encostar em um painel que imita o costão rochoso e possibilita o toque de alguns organismos. Além disso, poderão aprender sobre os principais peixes que ocorrem no arquipélago através de um cardume interativo e escavar para encontrarem espécies raras para a ciência!

E não para por aí…vai ter uma contação de histórias exclusiva no dia 16 de fevereiro, as 13 horas, sobre a cartilha de educação ambiental desenvolvida pelo Projeto. No dia 23, haverá uma palestra sobre as linhas de pesquisa do Projeto Ilhas do Rio e sua importância para o público.

Onde? Área de exposição 2

Quando? Entre os dias 05/02 e 17/03.

  • Contação de histórias 16/02
  • Palestra sobre linhas de pesquisa 23/02

Que horas? 10h às 18h

Venha saber um pouco mais do que você vê por aí! Adquira seu ingresso