Conheça os tubarões bebês que nasceram no AquaRio!

Em livros, filmes, noticiários, nós ouvimos falar muito sobre os tubarões, esses grandes seres dos mares e oceanos. Sabemos de muitas curiosidades sobre eles, como seus diferentes hábitos de vida, sua dieta extremamente variada e a velocidade em que conseguem nadar. Mas e sobre seus filhotes, o que sabemos sobre esses tubarões bebês?

Desde a sua inauguração, aqui no Aquário Marinho do Rio de Janeiro, já tivemos diversas reproduções e nascimentos desses animais tão famosos do ecossistema marinho. Que tal conhecer mais sobre esses tubarões bebês que nasceram aqui? Vem com a gente que vamos te contar tudo neste post!

4 curiosidades sobre a reprodução dos tubarões no AquaRio 🦈

1- Já tivemos muitos nascimentos no AquaRio!

Só de elasmobrânquios, subclasse de peixes cartilagíneos que inclui os tubarões e as raias, já foram reproduzidas sob nossos cuidados diversas espécies ameaçadas. Desde o início de 2017, perto da inauguração do parque, até a metade de 2020, já foram contabilizados cerca de 70 nascimentos no Aquário Marinho do Rio de Janeiro!

2- Os tubarões também colocam ovos!

Entre estas espécies de tubarão que já reproduziram no AquaRio, estão a galha-branca-de-recife (Triaenodon obesus), o tubarão-bambu (Chiloscyllium sp.) e o tubarãogato (Atelomycterus marmoratus). No caso do tubarão-bambu, em apenas um cruzamento o casal gerou 120 ovos. Destes,  45 foram fecundados que resultaram em  33 nascimentos. Já no caso do tubarãogato (Atelomycterus marmoratus), em que foram colocados 83 ovos, 32 foram fecundados, o que resultou em 7 nascimentos.

3- Os filhotes precisam de cuidados especiais!

Quando todos esses tubarões nascem, eles são transferidos para a nossa maternidade, a quarentena. Lá, os recém-nascidos recebem todos os devidos cuidados e são acompanhados desde o seu primeiro dia de vida pela equipe especializada do AquaRio para evitar problemas e garantir que eles cresçam bem e saudáveis! Depois de toda essa atenção necessária, os tubarões bebês mais grandinhos e preparados são levados a um tanque específico para os filhotes nascidos no AquaRio. Conforme eles crescem, eles vão migrando de tanque, podendo chegar até o Tanque Oceânico!

4 – Clima de romance no aquário!

E o amor segue no ar aqui no AquaRio! Nossa equipe de Biologia já observou diversos comportamentos reprodutivos e marcas que sinalizam uma tendência ao acasalamento em algumas espécies, o que significa que em breve poderemos ter mais tubarões bebês!

Entre os tubarões, esses comportamentos foram observados no tubarão-mangona (Carcharias taurus), galha-preta-de-recife (Carcharhinus limbatus), galha-branca-de-recife (Triaenodon obesus), tubarão-lixa (Ginglymostoma cirratum) e tubarão-leopardo (Stegostoma fasciatum).

Que tal testar seus conhecimentos sobre o comportamento reprodutivo dos tubarões?

[HDquiz quiz = “692362150”]

Conservação dos tubarões

Diariamente, nossa equipe do AquaRio acompanha o comportamento reprodutivo de todos animais, sempre garantindo o seu bem-estar. É importante lembrarmos que, como muitas dessas espécies fazem parte de programas de conservação, sua reprodução é fundamental para a continuidade da espécie!

Fique ligado na Shark Week! 🗓️

Quer saber mais sobre o cuidado com os nossos tubarões bebês? Nós temos um episódio do Em Casa com o AquaRio – Especial Shark Week feito especialmente para mostrar com detalhes como todo esse processo é realizado salvo em nosso canal do Youtube!

Não deixe de se inscrever no canal e ativar o sininho para ser lembrado de todas edições de nossa transmissão AO VIVO!

📲 Inscreva-se no canal!

Garanta seu ingresso online para o AquaRio! 🐠

Conheça o AquaRio com segurança e desconto para moradores do estado do Rio de Janeiro! A campanha Redescubra o Rio vai até dia 15 de setembro. Garanta seu ingresso pela compra online!  👇🏾

Clique aqui e garanta seu ingresso para o maior aquário marinho da América do Sul!

 
WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *