4 anos do AquaRio: relembre essa história com a gente!

Em 9 de novembro de 2016, um grande sonho desembarcava na região do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro: o AquaRio! Era o primeiro aquário marinho da cidade maravilhosa, um lugar para levar Educação ambiental, Pesquisa científica e Conservação da vida marinha para diversas pessoas que vivem no Rio de Janeiro ou visitam a capital carioca!

Hoje, 4 anos depois, o AquaRio é uma verdadeira referência quando o assunto é vida marinha. Com mais de 4 milhões de visitantes, selos de reconhecimento internacional, pesquisas premiadas e centenas de espécies, nós somos o maior aquário marinho da América do Sul e transformamos diariamente a relação das pessoas com os mares e oceanos! Porém, nada disso seria possível sem você, visitante!

E para retribuir todo esse carinho e comemorar esses 4 anos de muito sucesso com você, nós tivemos uma edição super especial do Em Casa com AquaRio, nossa transmissão ao vivo! Nela, nossa equipe contou tudo sobre a construção do Aquário Marinho do Rio de Janeiro, os animais que vivem aqui e as últimas novidades do AquaRio.

Mas, se você perdeu, fique tranquilo pois o Em Casa com AquaRio fica salvo em nosso canal e você pode assistir ao último episódio clicando aqui embaixo!

4 pontos para conhecer o AquaRio!

1 – Como foi a construção do AquaRio? 🏗️

O AquaRio não é um aquário qualquer, ele é o maior aquário marinho da América do Sul! Idealizado pelo nosso Presidente de honra, o biólogo marinho Marcelo Szpilman, sua construção foi uma grande obra que fez parte do projeto de revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro.

Antes de se tornar a casa de milhares de animais, o prédio onde fica o Aquário Marinho do Rio de Janeiro era um grande frigorífico! A área construída era de mais de 22 mil metros quadrados, um empreendimento de 5 andares que foi totalmente reformado para ser o AquaRio que conhecemos hoje.

Na época, a construção do aquário já era um grande orgulho para o nosso país. Ela seguia todos os parâmetros internacionais, como painéis de acrílico e iluminação de LED. Cada recinto foi construído com seu próprio sistema de filtragem da água e o maior deles, o Tanque Ocêanico, já impressionava com seus 7 metros de profundidade!

Outro importante fator que fez parte da construção do AquaRio foi o cuidado com a sustentabilidade. Um grande exemplo disso é o telhado do aquário! Inovador, ele foi projetado para reaproveitar a água da chuva e foi coberto com placas solares para uma geração de energia sem danos ao meio ambiente! 

2 – Curiosidades sobre a chegada dos tubarões no AquaRio 🦈

Tenho certeza que muitos visitantes que passam pelo AquaRio pensam: como esses tubarões enormes chegaram aqui? Bom, a verdade é que cada tubarão teve um transporte diferenciado, devido ao tamanho, sua forma de nada e outros fatores. Os tubarões bambu, por exemplo, chegaram aqui ainda filhotes! No entanto, o grande desafio foi a chegada da Margarida (tubarão-mangona) e da Sharon (tubarão lixa), ambas transportadas do Aquário de Ubatuba, em São Paulo. Quem participou da chegada delas, descreve esse momento como um dos mais especiais da história do Aquário Marinho do Rio!

Todo o trabalho, que envolve ir em Ubatuba, voltar para o Rio de Janeiro e colocar os animais no tanque oceânico, durou mais de 48 horas. Assim, para que essa missão fosse realizada com êxito, de forma segura e sem causar estresse aos animais, foi necessário planejar e treinar cada detalhe.

No nosso episódio de Em Casa com AquaRio sobre a chegada dos tubarões, nosso time de Biologia fala sobre esse momento e outros, como a chegada do Gastão (tubarão-mangona). Assista!

3 – Os últimos animais a chegarem no AquaRio: uma história de superação! 🐠

O time do Aquário Marinho do Rio de Janeiro está sempre se deparando com novos desafios. Esse ano, nós recebemos cerca de mil indivíduos de aproximadamente 30 espécies que foram resgatados do tráfico de animais marinhos. Entre eles, estão raias, estrelas do mar, cavalos-marinhos e peixes-palhaço, que chegam ao AquaRio para receber todo o cuidado necessário.

O tráfico de animais é uma atividade criminosa mais comum do que parece! Ela está entre uma das práticas que hoje contribui para o declínio da população de diversas espécies marinhas que se encontram ameaçadas de extinção.

Agora, esses animais resgatados estão recebendo todo o cuidado e amor do nosso time de veterinários e biólogos. Como somos um centro de educação, pesquisa e preservação da vida marinha, essas espécies são essenciais para ajudar a transmitir nossa mensagem de conversação aos nossos visitantes e espectadores.

4 – 4 anos de muitas conquistas no AquaRio! 🎖️

E durante todos esses anos nosso trabalho foi reconhecido mundialmente! Somos membros da WAZA, principal associação de zoológicos e aquários do mundo, da ALPZA (Associação Latino-Americana de Parques e Zoológicos e Aquários) e da AZAB (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil)!

Além disso, recebemos diversos selos e reconhecimentos. Alguns deles são o o certificado de bem-estar animal, promovido pela AZAB, e o selo Friend of the Sea, por promover a sustentabilidade em diversas categorias relacionadas ao mar. Também ganhamos o prêmio australiano Out Of The Box, que reconheceu a pesquisa sobre branqueamento de corais feita em parceria com a UFRJ. Que orgulho, né?

Todo esse reconhecimento é fruto de um empenho diário de nossa equipe para estar sempre oferecendo o melhor em bem-estar para todos os animais! Além disso, nossos projetos para conservação de espécies em parceria com diversas instituições de ensino mostram a seriedade do nosso comprometimento com a vida marinha.

Venha fazer parte dessa história! 🐠

Agora você sabe mais sobre a história do Aquário Marinho do Rio e conhece nosso trabalho com Pesquisa, Educação e Conservação do ambiente marinho! Graças a ele, nós somos uma verdadeira referência na área e somos o maior aquário marinho da América do Sul!

Então que tal aprender mais sobre o fundo do mar com quem realmente é especialista no assunto? 😉 Garanta já seu ingresso para o AquaRio e não deixe de aproveitar esse mês de aniversário cheio de atrações!

Estamos esperando vocês com todas as medidas necessárias para a sua segurança e a da sua família como redução da capacidade do local, sinalização de distanciamento social e checagem de temperatura na entrada.

Temos diversos tipos de ingressos e promoções! Veja a melhor pra você e #VemProAquaRio

📲 Garanta seus ingressos para o AquaRio!