Retrospectiva AquaRio: Relembre os principais momentos de 2020!

Esse ano nos trouxe diversos desafios, não é mesmo? Tivemos que nos afastar para garantir a nossa segurança e das pessoas que amamos e dessa forma rotinas tiveram que ser adaptadas, os encontros tiveram que migrar para o virtual e nós passamos a valorizar ainda mais as conexões que criamos uns com os outros.

Ao vivo ou no virtual, o Aquário Marinho do Rio de Janeiro compartilhou diversos momentos inesquecíveis com você no ano de 2020. Vamos relembrá-los! 

Tivemos que fechar as portas e adaptar a rotina de nossos profissionais que não podiam deixar de cuidar da parte mais importante de nosso aquário: as espécies marinhas que vivem aqui! 

Surf Week

Para começar o ano, você teve a oportunidade de conhecer mais a fundo a cultura do surf. Os projetos o Adapt Surf e o Rio Surfe Social marcaram presença no evento. Além disso, a garotada teve uma experiência imersiva no Desafio Surf Week. Onde após efetuarem a limpeza da praia caíram no nosso mar montado no lobby e surfaram em uma prancha mecânica. 

Incrível, não é? Nós também tivemos a exibição do documentário “Surfar é Coisa de Rico”, que conta a história do renomado surfista Rico de Souza.

E o melhor é que tudo isso foi abordado a partir do cuidado que precisamos ter com o oceano, afinal nós somos um centro de conservação da vida marinha e o surf é um grande aliado!

Sereia do AquaRio

Ainda em Janeiro, nos encantamos com a doce aparição da nossa Sereia, que mergulhou no grande tanque ocêanico e convocou todos os visitantes para refletir sobre a conservação da vida nos mares e oceanos.



Bailinho do Zé Tubarino

Poucas coisas representam mais o carioca do que alegria e samba.

O carnaval atrai pessoas de todo o Brasil para celebrar e curtir a vida, pensando nisso, em fevereiro, decidimos convidar a famosa banda “Orquestra Voadora”  para se juntar a turma do Zé Tubarino e tocar a festa de forma totalmente gratuita.

O Bailinho do Zé Tubarino, também levantou questões sobre a biodiversidade marinha e conservação dos oceanos com as crianças, em uma incrível oficina de glitter biodegradável, deixando um legado positivo para as gerações futuras.

Tomando Ciência Especial Dia da Mulher

Se tem um mês memorável neste 2020, esse mês foi março! Todo mundo tem uma lembrança dele: seja ela boa ou ruim. Aqui no AquaRio, nós tivemos muitos acontecimentos também, e um deles foi a comemoração do Dia da Mulher!

Para celebrar essa data tão importante, o AquaRio convidou quatro mulheres para uma edição especial do Tomando Ciência: a idealizadora do movimento Menos Um Lixo, Fe Cortez; a diretora do BrBio, Simone Oigman-Pszczol; a mestra em ecoturismo e conservação, Priscila Gonçalves Costa; a mergulhadora e supervisora de manejo do AquaRio, Caroline Laaf.

Nessa edição, nós conversamos sobre dois temas que precisavam ser discutidos: conservação dos oceanos, muito importante para o futuro do nosso planeta; e mulheres na ciência, indispensáveis no trabalho com todo tipo de ciência, inclusive na pesquisa de novas vacinas. 

Além disso, ainda tivemos a participação de uma banda! Foi a união perfeita de boa conversa, bebida e música!

Rotina dos Tratadores durante a pandemia

O que até então se desenhava como mais um ano de felicidade e experiências transformadoras para os visitantes do AquaRio foi radicalmente modificado para uma prova de desafios e adaptações. 

No dia 16 de março de 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, o maior palco de vida marinha da América do Sul teve que fazer uma pausa em suas atividades a fim de garantir a segurança de todos.

Do lado de fora do AquaRio, os profissionais de saúde, heroicamente arriscaram-se para o bem da população, e do lado de dentro, os tratadores responsáveis pelo manejo dos animais também se doaram de forma valente. Durante todos os dias de quarentena, revezaram-se em turnos e garantiram o enriquecimento ambiental e condicionamento, e bem-estar animal das mais de 350 espécies marinhas que moram no AquaRio.

O trabalho dos tratadores foi e está sendo fundamental durante esse período que vivemos, e por conta de toda essa entrega de corpo e alma, todos nós temos muito o que agradecer a esses guerreiros. 

Em Casa com AquaRio – Março

Nossa mensagem sobre a importância da conservação dos mares e oceanos não poderia deixar de ser ouvida. Por isso, decidimos nos empenhar para levar o AquaRio até você nesse tempo em que precisávamos ficar em casa.

Pela primeira vez, estivemos longe de vocês falando sobre a vida marinha! Mesmo longe, receber o carinho durante as nossas lives no youtube foi muito gratificante. Queremos agradecer a todos que participaram, que enviaram perguntas, a todos os professores e escolas que indicaram nosso conteúdo aos alunos.

O Em Casa com AquaRio nasceu da vontade de levar uma mensagem positiva sobre conversação a todas as casas possíveis! Esperamos ter conquistado muitas famílias com nossos episódios!

Shark Week 

Assim como o “Em casa com o AquaRio”, a terceira edição da Shark Week foi completamente online. Assim, podemos garantir a segurança de todo mundo sem deixar de falar sobre esse assunto tão importante: os tubarões. Afinal, eles são animais do topo de cadeia alimentar e, por isso, auxiliam na manutenção da biodiversidade marinha e no controle do número de espécies, já que se alimentam de outros peixes.

A semana foi tão especial que contou também com a participação do biólogo marinho e idealizador do AquaRio, Marcelo Szpilman, que falou sobre as espécies de tubarão que acontecem em nosso país.

Imperdível, não é? E esse trabalho tão legal que o AquaRio faz pela conservação dessas espécies não passa batido. Em 2019, a Associação de Zoológicos e Aquários Brasileiros, a AZAB, reconheceu o Aquário Marinho do Rio como o responsável pela conservação do tubarão-lixa, que hoje está ameaçado de extinção. Um tremendo orgulho para nós! 

Hora de Recomeçar

Durante 4 meses de portas fechadas, apenas produzindo conteúdo online, o AquaRio trabalhou dia e noite para poder retornar garantindo uma visita segura contendo os protocolos de segurança recomendados pela OMS. 


O AquaRio se adaptou com capacidade reduzida, mudanças na entrada e saída de visitantes, prioridade na compra de ingresso online, sinalizações para distanciamento social, mudanças estruturais do circuito e disponibilização de totens com álcool em gel pelo parque.

Reabrimos com o propósito de continuar com a nossa missão de educação, conservação e pesquisa sem deixar de lado aquilo que é o mais importante para nós: você.

Profissionais da Saúde e Professores 

Não poderíamos deixar de agradecer a todos aqueles que ficaram na linha de frente para proteger a população.

Este ano o AquaRio promoveu uma homenagem aos profissionais de saúde, fornecendo cortesias e descontos.

Segue abaixo o vídeo divulgando essa campanha tão importante

4 anos do AquaRio

Foi no meio dessa montanha russa que comemoramos 4 anos do maior aquário marinho da América do Sul. Ao longo desses 4 anos, recebemos mais de 4 milhões visitantes, realizamos eventos, fomos reconhecidos por nosso cuidado com o bem-estar animal, pesquisas e sem tardar nos tornamos referência mundial de aquário marinho.

Campanha Dia do Arquiteto e Urbanista

Em 2020 fizemos incríveis parcerias, uma delas foi com o 27º congresso mundial de arquitetura, a UIA2021RIO EXPO.

Para celebrar essa união, dia 15 de dezembro, dia do arquiteto, distribuímos para Arquitetos e estudantes de Arquitetura ganham entradas especiais para comemorar a data no Aquário Marinho do Rio de Janeiro!

Próximos capítulos

Ufa, foi um ano difícil, mas nos esforçamos ao máximo para que você conseguisse passar por tudo isso bem. Apesar de todos os desafios e dificuldades, encerramos 2020 com a sensação de dever cumprido, e anunciamos que em 2021, muitas novidades estão sendo preparadas, para que cada vez mais você tenha uma visita segura e transformadora.

Protocolos de segurança

A segurança sua, e de sua família, é fundamental para todos nós. Por este motivo não podemos deixar de lembrar todos os cuidados rigorosos que estamos tomando diante da pandemia que assolou o mundo:

👨‍👩‍👧‍👧 Capacidade de visitantes reduzida;

😷 Uso obrigatório de máscara;

🌡 Sistema de triagem na entrada do parque no Boulevard Olímpico;

⚠ Circuito sinalizado para evitar aglomerações;

🧴 Totens de álcool em gel espalhados por todo o parque.

💻 Preferência pela compra on-line.

#VemProAquaRio2021

Será um prazer imensurável de ter com a gente em 2021, inicie o ano se dando esse presente.
Clique no link abaixo e garanta já o seu ingresso para se fazer parte de um desses momentos marcantes do AquaRio.

Clique aqui e garanta seu momento marcante em 2021!🎆