Acme une ciência e arte no Aquário Marinho do Rio de Janeiro

Conheça os grafites que alegram as rampas de acesso ao circuito do AquaRio!

Morador da comunidade do Pavão-Pavãozinho, e primeiro ativista de arte urbana a expor em uma galeria de arte no Rio de Janeiro, ACME é um grande artista reconhecido nacional e internacionalmente, já tendo exposto suas pinturas em países como Argentina e França. ACME trouxe a inspiração das ruas do Rio de Janeiro para o oceano e foi o autor das obras exclusivas que compõem as paredes do AquaRio.

Nesse projeto, ACME nos leva das profundezas abissais, a região mais profunda dos oceanos, até um ponto elevado e incrível do Rio de Janeiro, o famoso Corcovado. Essa viagem é feita conforme os convidados do AquaRio atravessam a rampa de acesso e vão desbravando o mundo marítimo.

Níveis de profundidade do mar representadas por ACME na rampa de acesso do Aquário Marinho do Rio de Janeiro:

1ºandar – Zona Hadal (6000 até 11000 metros de profundidade)

Sendo um dos locais mais misteriosos do planeta, aqui fica a Fossa Das Marianas, o ponto mais profundo do mar, é uma área inóspita onde até então pouquíssimas espécies puderam ser vistas ou catalogadas. 

Pseudoliparis swirei, um peixe-caracol encontrado a mais de 8000 metros de profundidade, é o atual recorde de um peixe vivendo sob condições tão extremas.

1º andar – Zona Abissal (4000 até 6000 metros de profundidade)

A zona abissal abriga cerca de 70% da biosfera terrestre e não conta com nenhum sinal de presença da luz solar. Devido a sua colossal pressão atmosférica, frio e escuridão, para sobreviver nesse nível de profundidade os peixes daqui precisaram se adaptar com bioluminescência e uma carcaça bem resistente.

Peixe abissal Diabo-negro ou Melanocetus Johnsonii, conta com uma “lanterna” no topo de sua cabeça para poder lidar com o blecaute submarino.

2º andar – Zona batial(1000 até 4000 metros de profundidade)

Não se engane, essa região ainda é beeem profunda, aqui foram encontrados os destroços do famoso RMS Titanic, a aproximadamente 3.800 metros de profundidade.

Peixes abissais também vivem nessa área, devido a ausência de luz algumas espécies podem não ter olhos, como é o caso do peixe ‘sem rosto’.

3º andar – Zona mesopelágica (200 até 1.000 metros de profundidade)

Embora nessa zona a luz já comece a dar o ar de sua graça, ela ainda é insuficiente para ocorrer fotossíntese. Animais como a lula e a baleia cachalote podem ser encontrados aqui.



4º andar – Zona eufótica (0 até 200 metros de profundidade)

A zona eufótica é a região mais superficial dos oceanos, onde os fitoplânctons produzem fotossíntese, absorvendo o dióxido de carbono da atmosfera e transformando em oxigênio. Aqui estão presentes a grande maioria de seres vivos marinhos que os pesquisadores conhecem. 

Muito famoso por conta do filme ‘Procurando Nemo”, o peixe-palhaço se transformou em um queridinho do AquaRio e é frequentemente elogiado pela beleza de suas cores fortes.

5º andar – Paineiras-Corcovado(710 m acima do nível do mar)

Deu para perceber que entre nos níveis de profundidade do mar a viagem é longa, certo? Mas existe um bioma tão surpreendente quanto os encontrados nas zonas de profundidade dos oceanos.

O Paineiras-Corcovado um ambiente muito rico, com um centro de visitação de deixar qualquer um de queixo caído. 

Arte e ciência no AquaRio!

A arte visual já foi utilizada incontáveis vezes para representar o mundo científico. Desde as pinturas rupestres de animais que estampam as cavernas do período Paleolítico(40.000 a.C.) passando pelas pinturas de Marianne North, que serviram de exemplos para Charles Darwin teorizar a seleção natural, o ser humano expressa o ecossistema a sua volta. 

Não é muito diferente do que ACME apresenta para os convidados do AquaRio. Mais uma das incríveis atrações que o parque proporciona.

Protocolos de segurança

A segurança sua, e de sua família, é fundamental para todos nós. Por este motivo não podemos deixar de lembrar todos os cuidados rigorosos que estamos tomando diante da pandemia que assolou o mundo:

👨‍👩‍👧‍👧 Capacidade de visitantes reduzida;

😷 Uso obrigatório de máscara;

🌡 Sistema de triagem na entrada do parque no Boulevard Olímpico;

⚠ Circuito sinalizado para evitar aglomerações;

🧴 Totens de álcool em gel espalhados por todo o parque.

💻 Preferência pela compra on-line.

Faça parte dessa transformação!

Conheça o maior Aquário Marinho da América do Sul além de fazer uma imersão artística com as obras do ACME. Clique no link abaixo e garanta já o seu ingresso!

📲 Garanta seu ingresso para o AquaRio!