Caranguejo de Sangue Azul: Mais antigo que os dinossauros!

Você sabia que o Caranguejo de Sangue Azul é um caranguejinho tão resistente que poderia sobreviver a uma guerra nuclear?

Mais conhecido como caranguejo-ferradura, é um animal de 38 e 48 centímetros (macho e fêmea, respectivamente), já foi encontrado em profundidades maiores que 200 metros. Além disso, há registros deste animal de 445 milhões de anos, indicando que eles sobreviveram às grandes extinções.

caranguejo de sangue azul, um ser vivo mais antigo que os dinossauros no AquaRio

Eles são artrópodes (parentes das aranhas, escorpiões e lacraias), não possuem dentes ou antenas. Podem viver entre 20 e 40 anos e uma fêmea desse animal pode depositar entre 14.000 e 63.000 ovos a cada primavera.

Os Caranguejos-Ferradura preferem viver em locais com areia bem fofa ou de lama, porque adoram se enterrar, seja para se alimentar ou se protegerem de seus predadores. Por isso, muita atenção para não pisar em um deles numa praia quando você estiver viajando para a América do Norte ou para a costa da Ásia.

Estes “fósseis vivos” são encontrados nos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.

Eles se alimentam à noite de pequenos animais, como vermes e moluscos. São também animais detritívoros, ou seja, se alimentam de organismos mortos, ajudando a natureza a manter seu equilíbrio, promovendo um início de reciclagem da matéria orgânica.

O caranguejo de sangue azul salva vidas!

Caranguejo de sangue azul e sua utilidade para a sociedade

Há pelo menos setenta anos o Caranguejo-Ferradura é estudado pela ciência por conta de suas propriedades corporais. O sangue azul desse animal é importante para identificar as toxinas encontradas em bactérias que podem provocar febre e até mesmo morte quando entram em nosso corpo.

Por conta dessas características, o sangue do caranguejo de sangue azul é muito utilizado para testar os equipamentos médicos, como seringas e cateteres e medicamentos intravenosos.

No AquaRio, você consegue encontrá-los no corredor do Costão Rochoso, no mesmo tanque das Poliquetas (vermes-marinhos) e dos Cardinais (peixes super fotogênicos). Aqui eles são alimentados com pequenos pedaços de pescado em um tanque apropriado para seus hábitos de vida, por isso tenha bastante atenção, com certeza você vai encontrar um deles enterrado ou passeando por aqui!

O caranguejo de sangue azul é uma das espécies mais incríveis que existem no AquaRio, conhece-lo é como fazer uma viagem no tempo, onde nem mesmo os humanos existiam ainda, quem visitar o Aquário Marinho do Rio de Janeiro pode se encantar com essa espécie tão maravilhosa e útil para nós.

Quer conhecer de perto o caranguejo de sangue azul? Agenda já a sua visita no AquaRio e viva essa experiência.

Clique no link abaixo e garanta já o seu ingresso para o AquaRio!

🦖Quero conhecer esse animal pré-histórico!