Água – qual a importância dela para você?

Por Carol Mandarino

A água sem dúvida é nosso recurso mais importante, cerca de 60% do nosso corpo é composto por ela. Mas você sabia que há um dia só dela? E que este dia é celebrado mundialmente? Não? Então vem com a gente que vamos te contar tudo.

Um chamado pela sobrevivência

Criado pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1992, o dia mundial da água é celebrado anualmente no dia 22 de março. O objetivo da data é nos convidar a uma reflexão sobre a importância da água doce para nossa sobrevivência, bem como os problemas relacionados a ela. 

Neste mesmo dia foi divulgada pela ONU a Declaração Universal dos Direitos da Água, com o objetivo de atingir todos os indivíduos, todos os povos e todas as nações, para que todos se esforcem, através da educação e do ensino, a desenvolver medidas de ordem nacional e internacional, que visem o consumo sustentável para preservação deste recurso essencial para a manutenção da vida de todos os seres.

Terra: planeta água

Já ouviu a expressão “Terra, planeta água”? Grande parte do planeta é coberto por água, cerca de 70%!! Mas ao contrário do que muitos pensam, de toda essa imensa quantidade disponível, pouquíssima pode ser utilizada por nós: 97% do total de água do planeta é salgada e está distribuída pelos oceanos, o restante é composto por água doce… Porém a maioria desses 3% está congelada nas calotas polares… 

Acredite… De toda essa imensidão, apenas 0,5% da água disponível no mundo é boa para o ser humano! E será que estamos cuidando bem desse recurso que é finito e tão importante para nós?

Valorizando a água

Todo ano, desde que foi criado, o Dia Mundial da Água tem um tema, e o deste ano é a valorização da água. Este valor vai além do econômico, pois a água é de extrema importância para: alimentos, cultura, saúde, educação, economia e integridade de nosso ambiente natural. Se lembrarmos que a água é essencial para o equilíbrio da vida e que nós fazemos parte de uma imensa cadeia que existe na natureza, nossa responsabilidade aumenta ainda mais. Nossa espécie é uma das que mais consome mas também a que mais polui. 

Impacto negativo ou positivo: escolha o seu

Por não compreender o valor multidimensional da água, não somos capazes de proteger este recurso tão importante. Estamos em constante crescimento e com ele nosso consumo inconsciente gera cada vez mais desperdício de água. Em média, a agricultura detém 70% do consumo; seguida pela indústria, 22%; e pelo uso doméstico e comercial, com 8%. Estes números variam de acordo com o desenvolvimento dos países. Segundo a ONU, se seguirmos esta tendência, no ano de 2025, o consumo mundial de água será de 1,3 vezes maior em um período de 25 anos. 

Como se já não fosse suficiente, o ser humano ainda contribui poluindo nossas principais fontes de diferentes formas: esgoto doméstico e industrial, emissão de poluentes químicos, lixo, dentre outros. Porém, nossas atitudes podem transformar estes números cada vez mais preocupantes. Se cada um fizer a sua parte, podemos continuar a viver em harmonia com o nosso planeta. Mas o que fazer? 

Seguem dicas de pequenas atitudes para grandes mudanças:

  • Evite banhos demorados;
  • Escove os dentes, faça a barba, lave louça e roupas com a torneira fechada
  • Reuse a água do enxágue para lavar quintais;
  • Compre somente o que é necessário para o seu bem estar, lembre-se que tudo que usamos necessita de água para sua produção.

Gerar consciência para despertar mudanças

Aqui no AquaRio, o consumo consciente é um assunto de extrema importância, por isso no próximo mês iniciaremos mais uma campanha para informar sobre alguns impactos negativos que causamos na natureza e o que podemos fazer para reverter esse jogo e convidamos você para ser o nosso aliado nessa luta.

Results

#1. Em que ano foi instituído o dia mundial da água?

#2. Qual o percentual de água no planeta Terra?

#3. Qual o nome do tema do Dia mundial da água deste ano?

finish

Quero visitar o AquaRio e ser aliado nessa luta💧