Por Carol Mandarino
A água sem dúvida é nosso recurso mais importante, cerca de 60% do nosso corpo é composto por ela. Mas você sabia que há um dia só dela? E que este dia é celebrado mundialmente? Não? Então vem com a gente que vamos te contar tudo.
Um chamado pela sobrevivência
Criado pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1992, o dia mundial da água é celebrado anualmente no dia 22 de março. O objetivo da data é nos convidar a uma reflexão sobre a importância da água doce para nossa sobrevivência, bem como os problemas relacionados a ela.
Neste mesmo dia foi divulgada pela ONU a Declaração Universal dos Direitos da Água, com o objetivo de atingir todos os indivíduos, todos os povos e todas as nações, para que todos se esforcem, através da educação e do ensino, a desenvolver medidas de ordem nacional e internacional, que visem o consumo sustentável para preservação deste recurso essencial para a manutenção da vida de todos os seres.
Terra: planeta água
Já ouviu a expressão “Terra, planeta água”? Grande parte do planeta é coberto por água, cerca de 70%!! Mas ao contrário do que muitos pensam, de toda essa imensa quantidade disponível, pouquíssima pode ser utilizada por nós: 97% do total de água do planeta é salgada e está distribuída pelos oceanos, o restante é composto por água doce… Porém a maioria desses 3% está congelada nas calotas polares…
Acredite… De toda essa imensidão, apenas 0,5% da água disponível no mundo é boa para o ser humano! E será que estamos cuidando bem desse recurso que é finito e tão importante para nós?
Valorizando a água
Todo ano, desde que foi criado, o Dia Mundial da Água tem um tema, e o deste ano é a valorização da água. Este valor vai além do econômico, pois a água é de extrema importância para: alimentos, cultura, saúde, educação, economia e integridade de nosso ambiente natural. Se lembrarmos que a água é essencial para o equilíbrio da vida e que nós fazemos parte de uma imensa cadeia que existe na natureza, nossa responsabilidade aumenta ainda mais. Nossa espécie é uma das que mais consome mas também a que mais polui.
Impacto negativo ou positivo: escolha o seu
Por não compreender o valor multidimensional da água, não somos capazes de proteger este recurso tão importante. Estamos em constante crescimento e com ele nosso consumo inconsciente gera cada vez mais desperdício de água. Em média, a agricultura detém 70% do consumo; seguida pela indústria, 22%; e pelo uso doméstico e comercial, com 8%. Estes números variam de acordo com o desenvolvimento dos países. Segundo a ONU, se seguirmos esta tendência, no ano de 2025, o consumo mundial de água será de 1,3 vezes maior em um período de 25 anos.
Como se já não fosse suficiente, o ser humano ainda contribui poluindo nossas principais fontes de diferentes formas: esgoto doméstico e industrial, emissão de poluentes químicos, lixo, dentre outros. Porém, nossas atitudes podem transformar estes números cada vez mais preocupantes. Se cada um fizer a sua parte, podemos continuar a viver em harmonia com o nosso planeta. Mas o que fazer?
Seguem dicas de pequenas atitudes para grandes mudanças:
- Evite banhos demorados;
- Escove os dentes, faça a barba, lave louça e roupas com a torneira fechada
- Reuse a água do enxágue para lavar quintais;
- Compre somente o que é necessário para o seu bem estar, lembre-se que tudo que usamos necessita de água para sua produção.
Gerar consciência para despertar mudanças
Aqui no AquaRio, o consumo consciente é um assunto de extrema importância, por isso ao longo do circuito você pode se informar sobre alguns impactos negativos que causamos na natureza e o que podemos fazer para reverter esse jogo e convidamos você para ser o nosso aliado nessa luta.
Uma resposta
Temos que cuidar da nossa agua