Importância científica dos tubarões no AquaRio

A Shark Week está rolando no AquaRio e viemos aqui falar sobre a importância científica e algumas curiosidades sobre os tubarões no AquaRio 🦈

Além de todos tópicos incríveis que você vai poder saber mais neste blog, você também tem a chance de ver a live exclusiva com o Biólogo Chefe do AquaRio – Rafael Franco. Imperdível! 14/07 – 18h no link abaixo ⬇️

Imobilidade tônica dos tubarões

Você sabe o que é imobilidade tônica? 🤔

É uma técnica usada pelos nossos biólogos para que os exames preventivos ou até mesmo curativos , medições, pesagens e algumas análises feitas em tubarões, não causem nenhum estresse neles. Além disso na sessão de mobilidade tônica os tratadores conseguem virar o animal e ver se está tudo certo com ele. Podendo ,assim, levá-lo até a veterinária que poderá analisá-lo com mais calma

Tipos de espécies de Tubarão que existem no AquaRio

No AquaRio vivem 8 espécies de Tubarão:

Mangona

O Mangona vive próximo da região costeira de águas quentes. É uma espécie muito pescada como carne de cação. Estão sempre nadando com a boca aberta, o que pode lhes conferir uma aparência ameaçadora, mas é somente aparência, pois são inofensivos e permitem a aproximação, sendo facilmente capturados pelos pescadores submarinos. Seu desenvolvimento é interno com a gestação variando entre nove e doze meses.

Tubarão zebra

Vivem em regiões tropicais do Oceano Indo-Pacífico, sendo encontrados próximos a recifes de coral e em substratos arenosos do solo. Na maior parte do dia encontram-se em repouso, se tornam mais ativos ao anoitecer e se alimentam de moluscos, crustáceos e pequenos peixes ósseos.

Tubarão-galha-preta-de-recife

Esta espécie de tubarão pode ser vista em pequenos cardumes caçando peixes, crustáceos e moluscos.Sua carne é utilizada como alimento em diversos países, suas nadadeiras são utilizadas na culinária asiática para fazer sopa, e seu fígado é utilizado para fazer óleo. De acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, esta espécie está próximo de entrar em risco de extinção.

Tubarão-galha-branca-de-recife

Passam a maior parte do dia, descansando dentro de cavernas e durante a noite saem para caçar peixes ósseos, crustáceos e alguns moluscos. Apesar de poderem se aproximar de mergulhadores curiosos raramente apresentam algum tipo de risco a humanos. Por possuírem um período de gestação relativamente longo, com poucos filhotes, e hábitos alimentares restritos a poucos habitats, estes animais podem estar vulneráveis à sobrepesca.

Tubarão lixa

Vem conferir nossa live, em que contamos tudo que você precisa saber sobre essa espécie de tubarão:

São geralmente encontrados solitários junto ao fundo durante a maior parte do dia e são mais ativos à noite, por vezes são vistos em pequenos grupos caçando juntos. São predadores oportunistas e possuem uma alimentação bastante variada, podendo se alimentar de crustáceos, equinodermos, moluscos, peixes ósseos e peixes cartilaginosos, como algumas espécies de raias e tubarões menores, estes animais são capturados por meio da sucção este tubarão pode gerar em sua boca, apesar do tamanho reduzido da mesma.

Tubarão bambu

São considerados tubarões de pequeno porte, que vivem próximos a recifes de coral, também sendo encontrados em poças de marés. Sua alimentação consiste de pequenos invertebrados e peixes.
São tubarões ovíparos, ou seja, põem ovos, os filhotes apresentam uma coloração distinta dos adultos, e a medida que se tornam maiores perdem esta coloração.

Tubarão porco

Com movimento lento, são geralmente predadores solitários que caçam ao anoitecer, procurando um abrigo para se esconder a maior parte do dia. Os adultos têm sua alimentação baseada em moluscos, equinodermos como pepinos do mar e estrelas do mar, crustáceos e pequenos peixes ósseos, enquanto os juvenis se alimentam de poliquetas e algumas espécies de anêmonas.

Tubarão tapete

Trata-se de um animal bastante curioso, pois sua aparência e as manchas de seu corpo lembram um tapete, o que ajuda a fazer com que ele se camufle perfeitamente no fundo do oceano. Permanece imóvel por longos períodos em recifes de coral, florestas de algas e bancos de areia, aguardando a aproximação de suas presas, as quais captura com um bote rápido.

Como é feita a alimentação dos tubarões

Aqui no AquaRio os tratadores mergulham no Tanque Oceânico diariamente acompanhados de uma garra e um balde com peixes. Assim, conseguem alimentar cada tubarão Mangona na boca. A quantidade oferecida para cada animal é estabelecida pela veterinária de acordo com o tamanho e peso de cada animal 😋

AquaRio é padrinho do tubarão lixa

O AquaRio, foi o escolhido pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) para apadrinhar o tubarão lixa, sendo assim, o responsável pela conservação dessa espécie ameaçada de extinçã. O tubarão lixa é da espécie Ginglymostoma cirratum que também é conhecido como lambaru, umbaru ou, também, tubarão-enfermeiro.

Incrível saber disso não é?

Já pensou em ver isso tudo de perto? Agora você pode além de conhecer os 28 recintos no maior Aquário Marinho da América Latina, você pode conhecer outros pontos incríveis na cidade do Rio de Janeiro.

Combo AquaRio + BioParque do Rio  

Agora você pode conhecer dois parques que tem o seu foco em bem-estar animal e seu tripé de Educação, Pesquisa e Conservação animal.

O AquaRio🦈 se tornou o local ideal para conhecer os mais importantes animais marinhos do mundo ao mesmo tempo que acompanha de perto as mais diversas pesquisas e projetos de conservação.

No BioParque do Rio 🐯 , o respeito ao bem-estar animal é um compromisso, e você pode se tornar parte disso! O parque apresenta um espaço completamente inovador, deixando para trás aquele conceito antiquado de zoológico, com grades e espaços pequenos.

Aproveite essa oportunidade com o combo BioParque do Rio + AquaRio! A partir de R$79,90

Combo AquaRio + Paineiras Corcovado

Com o combo AquaRio🦈 + Paineiras Corcovado 🌳, além de conhecer e contribuir o trabalho de conservação de espécies marinhas no maior aquário marinho da América Latina, você pode visitar o Cristo Redentor no morro do Corcovado, que é envolto pela Floresta Nacional da Tijuca, essencial para a cidade do Rio de Janeiro a partir de R$72,10!

COMPRE O COMBO CRISTO REDENTOR + AQUARIO AQUI

Estamos abertos todos os dias, com todas as medidas necessárias para sua segurança e da sua família! 👇🏽

💻 Preferência pela compra on-line.

🚐 Capacidade das vans oficiais reduzida.

😷 Uso obrigatório de máscara.

🌡 Sistema de triagem na entrada do parque.

❗ Circuito sinalizado para evitar aglomerações.

🧴 Totens de álcool em gel espalhados por todo o parque.