Dia Mundial da Conservação da Natureza

28 de julho foi o dia escolhido pela Assembleia Geral das Nações Unidas para celebrar o Dia Mundial da Conservação da Natureza, vem saber mais sobre essa data.

Você já parou para pensar qual seu papel no mundo e como nossas ações têm afetado o Planeta Terra? Na natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma! 

Todas as nossas ações geram consequências, sejam elas boas ou ruins.

28 de julho foi o dia escolhido pela Assembleia Geral das Nações Unidas para celebrar o Dia Mundial da Conservação da Natureza, um dia para conscientizar a população mundial sobre o quanto é importante preservar e conservar nossos recursos naturais! 

Você sabia que o Brasil possui a 2ª maior área de florestas do mundo?!

Ficamos apenas atrás da Rússia! 59% do território brasileiro é todo coberto por florestas, são aproximadamente 500 milhões de hectares! Só a floresta amazônica ocupa 334 milhões de hectares! 🌳

Ao mesmo tempo, durante a pandemia do Coronavírus, o Brasil liderou a lista dos países que mais desmataram florestas tropicais (Global Forest Watch, 2021), triste né? 😥 Foram mais de 4 milhões de hectares em todo o planeta, um aumento de 12% em comparação com o ano de 2019.

O desmatamento na Amazônia chegou a 1,7 milhões de hectares, isso é equivalente a três vezes mais do que o segundo colocado, a República Democrática do Congo.

Você também deve se lembrar dos grandes incêndios que aconteceram em um dos nossos menores, porém, mais ricos biomas do Brasil, o Pantanal, a maior planície alagável do mundo. Em 2020, o Pantanal perdeu 16 vezes mais florestas em comparação a 2019. 30% do bioma foi destruído por conta das queimadas.

As florestas são importantes redutos de biodiversidade, são muitas espécies da fauna e flora mundiais que dependem do equilíbrio do bioma. Além disso, as florestas também concentram grande parte das águas superficiais disponíveis no nosso país, só a floresta amazônica concentra 81%!

Falamos de florestas porque estas ocupam a maior parte do território mundial mas a verdade é que toda a natureza têm sofrido aos poucos com as nossas ações, inclusive os oceanos 🦈. Na atualidade fala-se muito em  sobrepesca, você já deve ter ouvido falar. 

O ser humano está retirando dos oceanos quantidades imensas de todos os tipos de animais marinhos, além da capacidade que eles têm de deixar filhotes. As redes utilizadas em pescas predatórias são chamadas “arrasto”, elas literalmente arrastam pelo fundo do oceano retirando todo tipo de vida que existia naquele local, não sobra nada! 

Precisamos falar sobre esse tema tão importante para incentivar e consciencializar as pessoas sobre a proteção do meio ambiente e para a necessidade urgente da sua conservação.

O AquaRio é um centro de Educação, Conservação e Pesquisa. Somos o Maior Aquário Marinho da América do Sul, e possuímos vários projetos de pesquisa e conservação das espécies marinhas aqui presentes. Um dos recentes projetos que avançamos foi a reprodução de Raia-Borboleta. Confira no vídeo abaixo:

Conhecer para Conservar – Combo AquaRio + Paineiras Corcovado

Com o combo AquaRio🦈 + Paineiras Corcovado 🌳, além de conhecer e contribuir o trabalho de conservação de espécies marinhas no maior aquário marinho da América Latina, você pode visitar o Cristo Redentor no morro do Corcovado, que é envolto pela Floresta Nacional da Tijuca, essencial para a cidade do Rio de Janeiro a partir de R$72,10!

COMPRE O COMBO CRISTO REDENTOR + AQUARIO AQUI

Combo AquaRio + BioParque do Rio  

O guará era considerado extinto em lugares que era visto com frequência, mas hoje, o BioParque do Rio realiza um trabalho lindo de pesquisa e conservação dessa ave

Agora você pode conhecer dois parques que tem o seu foco em bem-estar animal e seu tripé de Educação, Pesquisa e Conservação animal.

O AquaRio🦈 se tornou o local ideal para conhecer os mais importantes animais marinhos do mundo ao mesmo tempo que acompanha de perto as mais diversas pesquisas e projetos de conservação.

No BioParque do Rio 🐯 , o respeito ao bem-estar animal é um compromisso, e você pode se tornar parte disso! O parque apresenta um espaço completamente inovador, deixando para trás aquele conceito antiquado de zoológico, com grades e espaços pequenos.

Aproveite essa oportunidade com o combo BioParque do Rio + AquaRio! A partir de R$79,90

Estamos abertos todos os dias, com todas as medidas necessárias para sua segurança e da sua família! 👇🏽

💻 Preferência pela compra on-line.

🚐 Capacidade das vans oficiais reduzida.

😷 Uso obrigatório de máscara.

🌡 Sistema de triagem na entrada do parque.

❗ Circuito sinalizado para evitar aglomerações.

🧴 Totens de álcool em gel espalhados por todo o parque.