Venha celebrar o mês dos cavalos-marinhos no AquaRio!

Venha celebrar o mês dos cavalos-marinhos no AquaRio!

Chegou o mês do cavalo-marinho no AquaRio! Em fevereiro, teremos uma programação especial, com atividades exclusivas, descontos e muito conteúdo educativo para adultos e crianças aprenderem mais sobre a importância da conservação destes animais.

O cavalo-marinho faz parte do grupo dos peixes ósseos! Uma de suas características mais marcantes é o fato do macho “engravidar”. Geralmente, apresentam comportamento monogâmico, ou seja, podem se relacionar com o mesmo parceiro durante toda a vida! Muito fofo, né?

Ao longo dos nossos cinco anos, cerca de cem filhotes da espécie Hippocampus reidi nasceram aqui. Esses animais costumam ter muitos filhotes, mas por serem muito pequenos se tornam presas fáceis para outros animais. 

Ao nos visitar, você poderá encontrar filhotinhos de cavalo-marinho que nasceram sob nossos cuidados. Mas busque com atenção! Eles costumam se esconder entre as algas e ficam super camuflados. 

Foto: Natalie Freret-Meurer

Confira nossa programação especial:

Atividades especiais do Mês dos Cavalos-Marinhos:

  1. Em busca dos Cavalos marinhos –  A partir do dia 05/02 – Todos os dias (9h30 às 16h) 

Em fevereiro, o time de educação leva as crianças de 5 a 12 anos em uma busca pelos cavalos-marinhos. Durante o circuito, em pontos estratégicos, as crianças deverão perguntar sobre a vida desses animais para os nossos Educadores ambientais, e ganharão um carimbo a cada resposta obtida. 

  1. Explorando a fauna marinha – A partir do dia 05/02 – Todos os dias (9h30 às 17h) 

Na primeira gruta, o público poderá ver o esqueleto de um cavalo marinho e descobrir que, embora diferente, esse animal também é um peixe!

  1. Exposição de fotos “Cavalos-Marinhos: desvendando o mar do Rio” –  A partir do dia 07/02 – Todos os dias (8h30 às 18h) 

No final do circuito, teremos uma exposição de fotos incríveis cedidas pelos nossos parceiros do Projeto Cavalos-Marinhos do Rio de Janeiro.

Foto: Amanda Vaccani

Teremos ainda duas atividades educativas para os pequenos (5 a 12 anos), mas a família pode ajudar! 

  1. Tabuleiro humano – A partir do dia 05/02 – Todos os dias (10h às 12h e 13h às 17h) 

Nosso tabuleiro humano vai transformar as crianças em peças do jogo, e testar seu aprendizado sobre os cavalos-marinhos. 

  1. “Mergulhando” com os Cavalos-Marinhos – A partir do dia 05/02 – Todos os dias (10h às 12h e 13h às 17h)

Um mergulho de mentirinha no costão rochoso vai desafiar os pequenos a terem um dia de pesquisador, sua missão é encontrar os cavalos-marinhos camuflados por lá.

  1. AquaEduca – A partir do dia 07/02 – De segunda a sexta, às (13h30)

Vai rolar o AquaEduca no grande painel. Um bate-papo com o time da Biologia, trazendo diversas curiosidades sobre os cavalos-marinhos.

  1. Teatro de fantoches – A partir do dia 11/02 – Todos os dias, duas sessões (10h30 e 11h30)

Teremos duas apresentações do teatro de fantoches no anfiteatro. Joãozinho e Maia viverão aventuras incríveis e aprenderão muito sobre o mundo dos cavalos-marinhos.  

  1. Costurando histórias – A partir do dia 06/02 – Sábados e domingos, duas sessões (13h30min e 15h30min)

Aos finais de semana, teremos apresentações do Costurando Histórias, uma linda história contada e cantada, com muita cor e alegria. 

Para você chegar ao Maior Aquário Marinho da América do Sul já sabendo tudo sobre os cavalos-marinhos, respondemos as principais dúvidas dos nossos visitantes sobre esses animais  apaixonantes:

Foto: Amanda Vaccani

Qual a importância destes animais para a biodiversidade marinha?

É um animal que tem a sua importância biológica, é um predador dentro do ambiente em que ele vive. Controla as populações de animais que vivem associados às algas e esponjas mantendo esse ambiente estabilizado.

Qual o status de conservação do cavalo-marinho? 

Possuímos 3 espécies de cavalos-marinhos (Hippocampus reidi, Hippocampus erectus e Hippocampus patagonicus) e todas elas estão classificadas como vulneráveis na lista de espécies ameaçadas no Brasil. 

É verdade que a gestação é feita pelos machos? Quanto tempo dura cada gravidez e quantos filhotes são gerados? 

Verdade! Na nossa experiência, cada gravidez dura em média 16 dias com cerca de 1.000 filhotes por gestação.

Em média, qual o tamanho dos cavalos-marinhos? 

Geralmente, os filhotes nascem com aproximadamente 3mm, e indivíduos adultos possuem cerca de 17cm.

Foto: Amanda Vaccani

Gostou de aprender um pouco mais sobre os cavalos-marinhos? Vem para o AquaRio conhecer esses e outros animais de pertinho!

Temos um presente para todos os nossos visitantes: durante esse mês, alguns itens de cavalo-marinho da nossa Loja Oficial vão ter desconto! É a chance perfeita de levar uma lembrança do passeio para casa. Não perca!

Você que é carioca pode visitar o AquaRio🦈 com valor promocional

Quer emendar o passeio com o BioParque do Rio🦁 com o barquinho⛵ incluso? Aproveite!

Quer visitar o AquaRio🦈 e garantir o passeio no ponto turístico mais conhecido do Brasil? Aproveite e visite o Cristo Redentor🌳 também.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.