Peixe-palhaço e anêmona: uma dupla dinâmica

Desde o lançamento do filme “Procurando Nemo”, da Disney Pixar, o peixe-palhaço alcançou o posto de queridinho por quem tem a oportunidade de encontrá-lo. Embora todos sejam apaixonados por suas cores vivas e seu tamanho pequeno, poucos conhecem seu amigo quase que inseparável: a anêmona.

Anêmona e peixe-palhaço
Peixe-palhaço interagindo com anêmona

A anêmona-do-mar ou simplesmente anêmona, como é mais conhecida, passa a sua vida andando lentamente no fundo do mar e é facilmente reconhecida por conta dos seus tentáculos coloridos. 

Apesar de toda beleza, os tentáculos da anêmona são seu sistema de defesa e de ataque, eles estão impregnados de cnidoblastos, células urticantes que capturam peixes e crustáceos com suas toxinas.

Você pode se perguntar: “Se os tentáculos da anêmona são venenosos, como é possível que o peixe-palhaço esteja sempre entre eles?”

Essa é uma pergunta muito comum, mas é exatamente aí que nasce a união do peixe-palhaço com a anêmona.

O peixe-palhaço tem uma camada de muco em sua pele que o deixa imune ao veneno da anêmona, e ele utiliza essa vantagem para se proteger de predadores. Ao mesmo tempo, a anêmona se alimenta dos restos de alimento que o peixe-palhaço deixa, tem seus tentáculos limpos por conta do intenso movimento e afasta predadores como o peixe-borboleta e o peixe-anjo.

Um complementa o outro de forma harmônica, uma interação simbiótica conhecida como protocooperação e já explicada no Em Casa com o AquaRio no nosso canal do youtube.

Anêmona e peixe-palhaço
Relação ecológica conhecida como protocooperação

A relação da anêmona-do-mar e do peixe-palhaço é uma das mais bonitas e incríveis do mundo marítimo, quem visitar o Aquário Marinho do Rio de Janeiro pode perceber como um não vive sem o outro, sempre estão juntos.

Tá afim de conferir de perto uma anêmona interagindo com o famoso peixe-palhaço? É só visitar o AquaRio, o Maior Aquário Marinho da América do Sul. Lá existem mais de 350 espécies marinhas, com relações tão ou até mais incríveis quanto essa.

Clique no link abaixo e garanta já o seu ingresso para o AquaRio!

Quero conhecer de perto essa relação🐠