Monumento Natural das Ilhas Cagarras chega no AquaRio

Do dia 20 de janeiro a 12 de março os visitantes do AquaRio, além de conhecerem os mais de 5000 animais marinhos presentes, poderão também visitar a exposição “Biodiversidade do Monumento Natural das Ilhas Cagarras” (MoNa Cagarras). 

Foto: Áthila Bertonici


O Monumento Natural das Ilhas Cagarras é uma unidade de conservação próxima da Orla da Praia de Ipanema e de extrema importância para a biodiversidade marinha do litoral do Rio de Janeiro.

Essa exposição foi montada com o intuito de, além de conscientizar o público sobre esse símbolo da cidade, poder exibir as mais de 60 fotos capturadas durante o trabalho de campo dos pesquisadores do projeto na MoNa Cagarras. A mostra está sendo feita em parceria com o Projeto Ilhas do Rio, que iniciou suas atividades em abril de 2011 e desde então, são desenvolvidas pesquisas científicas que resultam em informações essenciais para gestão dessa primeira Unidade de Conservação (UC) marinha de proteção integral do Rio de Janeiro.

Ao todo, os pesquisadores do Projeto já registraram:

+ de 7000 aves marinhas
+ de 200 peixes
+ de 150 espécies de plantas

Esses números deixam claro o quão importante é o Monumento Natural das Ilhas Cagarras e qual é o impacto de uma unidade de conservação, promovendo assim um novo cenário frente à conservação dos seus recursos naturais, servindo de modelo para projetos de conservação que se iniciem em centros urbanos.

O Monumento Natural das Ilhas Cagarras engloba as ilhas Cagarra, Comprida, Palmas, Redonda e os ilhotes Filhote da Cagarra e Filhote da Redonda. O que reflete ainda mais a sua magnitude e beleza singular é a fauna e a flora encontradas na região que são surpreendentes!

Amigos de Longa Data

Esta não é a primeira vez que o AquaRio se junta com o projeto para promover os pilares de educação, pesquisa e conservação. Em 2019, os voluntários do Aquário Marinho do Rio saíram em missão para fazer a limpeza de lixos que são jogados no mar e infelizmente chegam até a unidade de conservação.

Você vai se surpreender com essas belezas naturais de um lugar tão belo, próximo do Rio de Janeiro e pouco conhecido. Já está animado?

Visite a exposição “Biodiversidade do Monumento Natural das Ilhas Cagarras” até o dia 12 de março no Maior Aquário Marinho da América do Sul, o AquaRio. Garanta já seu ingresso e se encante com essa maravilha carioca!

Quero conhecer Monumento Natural das Ilhas Cagarras! 🏝

Protocolos de segurança

A segurança sua, e de sua família, é fundamental para todos nós. Por este motivo não podemos deixar de lembrar todos os cuidados rigorosos que estamos tomando diante da pandemia que assolou o mundo:

👨‍👩‍👧‍👧 Capacidade de visitantes reduzida;

😷 Uso obrigatório de máscara;

🌡 Sistema de triagem na entrada do parque no Boulevard Olímpico;

⚠ Circuito sinalizado para evitar aglomerações;

🧴 Totens de álcool em gel espalhados por todo o parque.

💻 Preferência pela compra on-line.