Dia Mundial dos Corais da Amazônia

Você sabia que existem corais na Amazônia? Sim, você não ouviu errado, existem corais na região norte do nosso país. E como isso é um tema pouco conhecido, hoje dia 28 de janeiro é o Dia Mundial dos Corais da Amazônia. A data existe para conscientizar a população da existência desses seres e da importância de preservá-los. 

Quer aprender mais sobre esses seres? Vem com a gente!

O que são corais?

Por não ter uma aparência muito semelhante a outros animais marinhos, muitos acreditam que esses seres são plantas. E essas pessoas estão erradas, pois os corais são animais. Isso mesmo! Essa confusão acontece principalmente por conta de sua reprodução. Nela, os corais produzem larvas que ao se fixarem em qualquer superfície, formam novas colônias, podendo facilmente ser confundidas com rochas e jardins por quem não os conhece. Na verdade, este é um grande, importante e rico ecossistema, o recife de coral. Você pode conhecer um pouco mais sobre os corais no episódio abaixo:

Quando grandes recifes se encontram no mar, podem formar enormes barreiras. Algumas podem até ser vistas do espaço, como a grande barreira de corais da Austrália. E no Brasil também há importantes formações coralíneas, a maioria das espécies conhecidas estão no oceano, mas também já foram encontrados corais na Amazônia. Você sabia?

Corais na Amazônia

Após décadas de suspeitas, em 1975 uma embarcação norte-americana encontrou algumas espécies de peixes que, normalmente, só eram encontradas em locais com formações coralíneas no fundo do mar. Para aumentar ainda mais as suspeitas da presença desses animais, foi observada uma grande produtividade na pesca de lagostas e outras espécies que são facilmente associadas aos corais.

Após décadas de estudo, em 2016, finalmente, confirmaram: existem corais na Amazônia e são pelo menos 40 espécies diferentes! E em 28 de janeiro de 2017 foram divulgadas as primeiras fotografias subaquáticas dos recifes. Esta seria a primeira vez que toda a comunidade científica e o mundo veriam esses animais. Por conta disso, essa data foi escolhida para comemorar o Dia Mundial dos Corais da Amazônia!

fonte: Greenpeace

Geralmente, no oceano, os corais são encontrados em regiões rasas, com grande incidência solar, pois eles precisam de luz para sobreviver. Mas os corais da Amazônia são o oposto! Eles estão localizados em uma região entre 70 e 220 metros de profundidade, onde a água é bastante turva e há pontos em que a luminosidade não passa de 2%. Surpreendente, né?

O Grande Sistema de Recifes do Amazonas possui, aproximadamente, 56 mil quilômetros quadrados de extensão e está localizado na foz do Rio Amazonas, entre os Estados do Maranhão e do Amapá. Além de sua importância para a manutenção da biodiversidade, garantindo habitat saudável e alimento para diversas espécies de animais, os corais podem ajudar na saúde do ser humano. Grupos de cientistas estudam as bactérias que são encontradas nos recifes, e acreditam que eles podem ser utilizadas na fabricação de remédios.

Os corais correm perigo! 

Toda essa biodiversidade corre perigo constante por conta da exploração exacerbada das empresas petrolíferas, que chegam cada vez mais perto do ecossistema, além das queimadas, da exploração territorial descontrolada e da sobrepesca de recursos marinhos, como peixes e crustáceos, impactando profundamente a este e outros ecossistemas ao redor.

Hora de testar seus conhecimentos!

Agora que você sabe muito sobre os corais, que tal responder o quiz para testar seus conhecimentos?

Results

🥳Parabéns! Você sabe muito sobre corais!

😕Poxa, não foi dessa vez! Que tal aprender mais sobre conservação dos corais no nosso blog?

#1. Corais são animais pertencentes ao Filo Cnidário.

#2. Os corais sustentam uma grande diversidade de vida marinha.

#3. Corais não apresentam importância econômica.

Os corais apresentam importância econômica! Alguns são até usados em estudos de fabricação de remédios, por exemplo.

#4. Exploração de petróleo e o aquecimento global são ameaças aos corais e a saúde de todo o ambiente marinho.

finish

Vem descobrir tudo sobre conservação no AquaRio! 🐠

Assim como os corais são muito importantes para a manutenção da biodiversidade, o AquaRio também faz sua parte em prol desse feito!

Então que tal conhecer de pertinho nosso trabalho e ainda fazer uma verdadeira viagem pelo fundo do mar? Garanta já seu ingresso para o maior aquário marinho da América do Sul!

Estamos esperando vocês com todas as medidas necessárias para a sua segurança e a da sua família como redução da capacidade do local, sinalização de distanciamento social e checagem de temperatura na entrada.

Garanta aqui seus ingressos para o AquaRio!